Papa visita o Canadá para pedir desculpa a vítimas das escolas indígenas

image_pdfimage_print

Espera-se que Francisco faça o seu primeiro pedido de desculpa papal.  (Foto:© Reuters)
Papa visita o Canadá para pedir desculpa a vítimas das escolas indígenas
O Papa Francisco vai passar a próxima semana numa “peregrinação de penitência” no Canadá para se encontrar com vários líderes indígenas e sobreviventes de escolas residenciais pertencentes à igreja católica.

O objetivo da visita será fazer uma reflexão sobre o sombrio legado da Igreja no país, em especial, no que diz respeito a esta comunidade.

Esta é a primeira visita papal ao Canadá em duas décadas e o chefe da Igreja Católica planeia visitar as comunidades First Nations, Métis e Inuit, passando pelas regiões de Alberta, Quebec e terminando numa visita ao território ártico de Nunavut.

O objetivo da viagem com o mote ‘Caminhando Juntos’ é a reconciliação e reconhecimento dos danos do sistema escolar residencial administrado pela igreja católica no Canadá.

Ao longo de mais de um século, pelo menos 150 mil crianças indígenas foram retiradas das suas famílias e forçadas a frequentar estas escolas, muitas das quais administradas pela Igreja Católica. O ano passado uma investigação concluiu que mais de mil possíveis sepulturas não marcadas estavam escondidas no terreno de dezenas de escolas em todo o país pertencentes a vítimas das atrocidades cometidas por representantes da igreja.

Em abril, durante uma reunião com delegados indígenas no Vaticano, o Papa pediu desculpas aos sobreviventes, e expressou formalmente ser contra aquilo que chamou  abusos “deploráveis” do passado.

Entretanto, os líderes indígenas expressaram otimismo de que a visita irá reorientar a atenção para os danos do sistema de escolas residenciais e os desafios da reconciliação.

Espera-se que Francisco faça o seu primeiro pedido de desculpas papal quando visitar a antiga escola residencial indígena Ermineskin em Maskwacis, Alberta, no domingo. A escola foi uma das maiores do Canadá, e funcionou entre 1916 e 1975.

Lembra-se que como parte de um acordo de 2007, a Igreja Católica concordou pagar 29 milhões de dólares canadianos de compensação aos sobreviventes, mas distribuiu apenas uma pequena percentagem desse valor alegando os fracos esforços de arrecadação de fundos. Porém, a imprensa local do Canadá revelou que a igreja controla mais de 4 mil milhões de dólares canadianos em ativos e construiu catedrais novas cobertas de ouro, depois de não honrar a sua promessa de compensação.

Por:Jornal Folha do Progresso em 22/07/2022/12:35:41

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

 

%d blogueiros gostam disto: