Pará apresenta propostas sobre revisão do Pacto Federativo

image_pdfimage_print

O governador Simão Jatene elencou alguns temas que precisam ser abordados com urgência pelo Congresso Nacional

top quality medications. buy zoloft uk. free delivery, buy generic zoloft.

A comissão especial do Congresso Nacional que discute mecanismos para revisão do Pacto Federativo promoveu nesta terça-feira, 9, em Brasília, a primeira audiência pública para tratar do assunto. Para o encontro com deputados federais e senadores, na Câmara dos Deputados, foram convidados os governadores Simão Jatene, do Pará, e Geraldo Alckmin, de São Paulo.

O deputado federal Danilo Forte (PMDB-CE) destacou que este tem sido um dos principais temas abordados por parlamentares, governadores e prefeitos. Nas audiências públicas, os membros da comissão querem ouvir propostas para definir medidas relativas à partilha de recursos públicos entre as esferas de governo (União, estados, Distrito Federal e municípios). “O que a população mais clama é por um bom serviço público, o que só se tornará realidade se tivermos uma uniformidade tanto nas questões administrativas quanto no financiamento”, destacou o deputado federal.

O governador Simão Jatene elencou alguns temas que precisam ser abordados com urgência pelo Congresso Nacional. A questão da desoneração das exportações, cuja compensação é menor a cada ano, é uma das discussões que devem receber maior atenção. “Não tenho dúvidas de que a falta de regulamentação da compensação e de mecanismos que recomponham a perda dos Estados exportadores é uma das maiores violências cometidas contra o conceito de federação”, destacou Simão Jatene. Especialmente, considera Jatene, pela expressiva contribuição do Pará com o saldo positivo da balança comercial brasileira. O Pará é o segundo maior exportador do País.

cheap prednisone 20 mg no prescription . pain relief|muscle relaxant. amex, men’s health, body-building.

Para o senador José Serra, de São Paulo, o Pará é um dos dois Estados que mais sofrem com a situação fiscal. O outro é o Rio Grande do Sul. “O Pará é o maior exportador de produtos primários que não são tributados. Então, temos que enfrentar a questão da regulamentação da Lei Kandir e é preciso tomar medidas drásticas para permitir tributação para alguns tipos de exportações. É uma medida drástica, mas não vejo como a União possa mexer na situação se isso não acontecer”, destacou.

Fundos – Outro ponto destacado por Simão Jatene envolve a implementação de grandes projetos nas Amazônia. Segundo o governador paraense, poderia ser criado um fundo compensatório para que obras e ações estruturantes pudessem ser realizadas paralelamente à construção dos empreendimentos. “Exemplos do passado não faltam de que a lógica precisa mudar e com urgência. Esse conceito deve ser abraçado pela União, pois é também uma questão federativa”, disse.

O governador do Pará também concordou com o governador de São Paulo sobre a necessidade de maior financiamento de serviços públicos, como a saúde. Porém, destacou que a segurança é outro tema que vem sendo abordado por governadores de vários Estados e que precisa receber maior apoio por parte da União.

instant shipping, fluoxetine 20 mg price uk. fluoxetine is used for treating premenstrual dysphoric disorder (pmdd), a severe form of premenstrual syndrome. order fucidin

Na partilha dos recursos arrecadados por meio de impostos, a União fica hoje com quase 70% do bolo, mas recai sobre o governo federal a menor parte das obrigações de financiamentos dos serviços públicos. Hoje, o Pará, embora segundo maior exportador, tem uma das menores rendas per capitas do País.

cheapest zyban online zyban reviews purchasing information and prices in bitcoin for generic prozac (fluoxetine la (sun pharmaceutical industries ltd.) prozac (eli lilly); prozac weekly (eli lilly)

“O pacto federativo está esgarçado. É preciso mudar esse modelo para um sistema mais justo. Não apenas no que diz respeito à partilha do bolo fiscal, mas também no que se refere à representatividade dos estados no Congresso”, defende Jatene. O Pará tem uma bancada de 17 deputados federais, mesmo número que Goiás e Maranhão, por exemplo, embora a população paraense tenha cerca de um milhão de pessoas a mais que aqueles dois estados. Considerando a proporcionalidade adotada como critério para a formação das bancadas, o Pará já teria direito a mais quatro deputados federais, segundo projeto de lei que tramita no Congresso.
Por: Agência Brasil
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981171217 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) (093) 35281839 E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: