‘Parceria com a Polícia Civil e Conseg ajuda no combate à criminalidade’, diz comandante geral da PM no Pará

Coronel Dilson Júnior, comadante geral da Polícia Militar do Pará — (Foto: Agência Pará/Divulgação).
Coronel Dilson Júnior está em Santarém desde terça-feira (19) e deve reunir com a tropa para repassar as diretrizes de trabalho.

Em Santarém para participar entre outros eventos, da troca de comando do CPR-1, o comandante geral da Polícia Militar do Pará, coronel Dilson Júnior, também vai reunir com a tropa e com os Conselhos de Segurança (Conseg). Para o coronel, a parceria da PM com a Polícia Civil e os Conseg da região tem ajudado significativamente no enfrentamento à criminalidade.

“A integração com a Polícia Civil tem melhorado bastante, principalmente aqui nessa região, porque a Civil tem uma alta produtividade na resolução de crimes e isso é muito bom. A Polícia Militar fazendo a prevenção e a Polícia Civil fazendo a investigação. Outra parceria importante é com os Conseg. Em Santarém eles sempre tiveram uma atuação marcante. Já temos reunião marcada com eles, para ouvir as demandas, porque eles estão presentes nas comunidades e sentem na pele as deficiências da segurança pública. Então, é importante ouvi-los para buscar resolver as questões e melhorar cada vez mais a segurança pública”, destacou o coronel.

Baixar cada vez mais as ocorrências de crimes de roubos, latrocínios e homicídios é meta da Polícia Militar do Pará. A média nacional é de 30 homicídios para cada 100 mil habitantes. Em 2018, Santarém teve uma taxa de 17 homicídios para cada 100 mil habitantes, enquanto Belém teve 77 homicídios para 100 mil habitantes, por isso os homens da Força Nacional que chegam ao Pará no dia 25 de março, serão distribuídos em Belém e região metropolitana.

Com o reforço do policiamento na capital, é possível que haja uma migração de criminosos para o interior do estado, notadamente para Santarém, que é polo do oeste do Pará. Mas, de acordo com o coronel Dilson Júnior, a Polícia Militar está atenta a essa questão e fará o monitoramento.

“A migração é comum. Onde você tem mais efetivo policial, se tem menos ocorrência de criminalidade e a migração para outras cidade a gente está acompanhando. Nós estamos aqui justamente para conversar com a tropa e passar as diretrizes operacionais para reduzir ainda mais a criminalidade em Santarém e região”, disse.

Moradia

O comandante geral da PM informou que deve ser construído em Santarém um conjunto habitacional para policiais militares. A iniciativa, além de garantir moradia digna, reforça a segurança aos policiais.

“Em Santarém temos um terreno há mais de 10 anos e infelizmente não foi construído o conjunto habitacional para os nossos policiais. E agora já iniciamos as tratativas com o Banpará e Caixa Econômica para viabilizar esse projeto, para quer os nossos policiais tenham moradia digna e mais segurança”, frisou coronel Dilson Júnior.

Concurso

A Polícia Militar espera poder lançar até o final do primeiro semestre, edital de concurso público para preenchimento de 1.800 vagas.

“O governo do estado assumiu o compromisso de incorporar 1.800 policiais por ano. Já enviamos para a Secretaria de Planejamento do governo do estado e Secretaria de Administração o pedido de concurso. Nós deveríamos ter 32 mil policiais militares no estado todo, e temos apenas 16.500, um déficit de quase 50%”, finalizou coronel Dilson Júnior.

Por:Sílvia Vieira, G1 Santarém — PA

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: WWW.folhadoprogresso.com.br   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br e/ou e-mail: adeciopiran_12345@hotmail.com