Passaporte brasileiro sobe no ranking dos mais poderosos do mundo em 2025

(Foto: Reprodução) – Quem faz a seleção é a consultoria norte-americana Henley & Partners, que mede a força dos passaportes pelo número de destinos aos quais eles permitem o acesso sem a necessidade de visto.

O passaporte brasileiro subiu de posição no ranking dos mais poderosos do mundo de 2025. Ele foi do 17º lugar, na lista de fevereiro, para o 16º na versão atualizada do ranking, divulgada nesta terça-feira (22).

Quem faz a seleção é a consultoria norte-americana Henley & Partners, que mede a força dos passaportes pelo número de destinos aos quais eles permitem o acesso sem a necessidade de visto. No total, são analisados 199 passaportes e 227 destinos.

No início de 2025, o passaporte brasileiro permitia a entrada sem visto a 169 países. Agora, ele permite a 170.

O que mudou foi o acesso à China, que dispensou a necessidade de visto para mais de 12 novos países desde janeiro, incluindo o Brasil. Entre os demais, estão Argentina, Chile, Peru e Uruguai, segundo a consultoria.

Para a Henley & Partners, a alteração indica uma mudança significativa da China em direção a uma maior abertura para outros países.

Além do Brasil, os passaportes da Argentina e de San Marino também ocupam a 16ª posição, permitindo acesso livre ao mesmo número de destinos (170).

Os países asiáticos e europeus se destacaram nas primeiras posições. Em primeiro lugar, veio o documento da Singapura, com acesso a 193 destinos sem visto. Na segunda posição, estão os passaportes da Coreia do Sul e do Japão, com possibilidade de entrada livre em 190 destinos.

O passaporte mais fraco do mundo segue o mesmo da última versão da lista: o afegão, que dá acesso a apenas 25 destinos sem visto.

O ranking é feito com base em dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), e o seu monitoramento é realizado pela consultoria desde 2006.
Os passaportes mais e menos poderosos de 2025

Os 20 passaportes mais poderosos do mundo:

Singapura (193 destinos)
Japão e Coreia do Sul (190 destinos)
Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Itália e Espanha (189 destinos)
Áustria, Bélgica, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Portugal, Suécia (188 destinos)
Grécia, Nova Zelândia e Suíça (187 destinos)
Reino Unido (186 destinos)
Austrália, Chechênia, Hungria, Malta e Polônia (185 destinos)
Canadá, Estônia e Emirados Árabes Unidos (184 destinos)
Croácia, Letônia, Eslováquia e Eslovênia(183 destinos)
EUA, Islândia e Lituânia (182 destinos)
Liechtenstein e Malásia (181 destinos)
Chipre (178 destinos)
Romênia, Bulgária e Mônaco (177 destinos)
Chile (176 destinos)
Andorra (171 destinos)
Argentina, Brasil, San Marino (170 destinos)
Hong Kong (169 destinos)
Israel (168 destinos)
Brunei (164 destinos)
Barbados (163 destinos)

Os 10 últimos colocados:

89. Líbano (44 destinos)
90. República Democrática do Congo e Sudão do Sul (43 destinos)
91. Irã e Sri Lanka (42 destinos)
92. Sudão (41 destinos)
93. Coreia do Norte (40 destinos)
94. Bangladesh, Palestina e Eritreia (39 destinos)
95. Líbia e Nepal (38 destinos)
96. Somália, Paquistão e Iêmen (32 destinos)
97. Iraque (30 destinos)
98. Síria (27 destinos)
99. Afeganistão (25 destinos)

 

Fonte: g1 e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 25/07/2025/14:31:50

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com