Peixe-boi marinho reaparece na Amazônia

image_pdfimage_print

Projeto patrocinado pela Petrobras monitora espécie considerada extinta desde a década de 1980

Pesquisadores do projeto Bicho D’água, patrocinado pela Petrobras, e do Museu Paraense Emílio Goeldi, comemoram este mês o aniversário do filhote de peixe-boi marinho encontrado há um ano na costa leste da Bacia do Marajó no Pará. Omar, como é chamado o animal, marca o reaparecimento da espécie considerada extinta na Amazônia desde o início da década de 1980.

Omar ainda é o único da espécie visto até então no Marajó, mas seu aparecimento deixa o grupo de pesquisadores do projeto Bicho D’água com a esperança de que outros da mesma espécie possam aparecer. “Antes da descoberta do filhote Omar em 2013, a última evidência de peixe-boi marinho na região foi em 2005, quando um pescador achou um crânio que identificamos como sendo da espécie. Hoje, estamos bem otimistas, temos uma boa relação com os moradores locais, que têm nos repassado cada vez mais informações”, afirma a coordenadora do projeto Bicho D’água, Renata Emin.

Segundo a coordenadora, ainda levará cerca de um ano para que o filhote seja solto em seu habitat natural. Enquanto isso, moradores da comunidade de Passagem Grande, em Salvaterra, na Ilha do Marajó (PA), auxiliam nos cuidados com Omar, após um treinamento feito pela equipe técnica do projeto. Mesmo após a soltura, o animal continuará acompanhado pela equipe, monitorado por tecnologia de rastreamento por meio de chip.

Integrante do Programa Petrobras Socioambiental, o projeto Bicho D’água – Conservação Socioambiental é coordenado pelo Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos da Amazônia (GEMAM), vinculado ao Museu Paraense Emílio Goeldi. Além da conservação dos peixes-boi marinho e da Amazônia, as atividades desenvolvidas pelo projeto buscam a preservação de outras espécies ameaçadas na região, como o boto-cinza e o boto-vermelho.

Programa Petrobras Socioambiental

Por meio do Programa Petrobras Socioambiental, a Petrobras prevê investir 1,5 bilhão até 2018, em projetos de todo o país, com foco nas linhas de atuação: Produção Inclusiva e Sustentável, Biodiversidade e Sociodiversidade, Direitos da Criança e do Adolescente, Florestas e Clima, Educação, Água e Esporte.

Fonte: ORMNews.

Publicado por Folha do Progresso fone para contato  Tel. 3528-1839 Cel. TIM: 93-81171217 e-mail para contato:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: