Perda de visão, AVC e infarto: veja os riscos de usar “pílulas do sexo” sem orientação

Foto: Reprodução | Uso recreativo ou estético dessas substâncias pode causar efeitos graves, como infarto e AVC, além de dependência psicológica.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta nesta semana sobre os perigos do uso indiscriminado de substâncias como sildenafila, tadalafila, vardenafila, udenafila e lodenafila, especialmente quando utilizadas sem indicação médica ou presentes em produtos não autorizados.

Segundo a Anvisa, o uso recreativo ou estético desses medicamentos — comuns no tratamento da disfunção erétil — pode trazer sérias consequências à saúde, incluindo infarto, acidente vascular cerebral (AVC), hipotensão (queda brusca da pressão arterial), perda de visão ou audição, além de risco de dependência psicológica.

O alerta também chama atenção para a comercialização irregular de produtos que contêm essas substâncias em formas não autorizadas, como gomas, cápsulas manipuladas e suplementos alimentares. A Anvisa reforça que nenhuma dessas substâncias tem aprovação para finalidades como aumento de desempenho sexual, ganho de massa muscular ou uso em atividades físicas. Elas são classificadas como medicamentos sujeitos à venda sob prescrição médica.

Recomendações ao público e profissionais de saúde:

Para a população:

  • Não utilize preparações manipuladas sem receita médica.
  • Evite produtos não regularizados pela Anvisa.
  • Nunca consuma itens fabricados ou manipulados por empresas não licenciadas.

Para profissionais de saúde:

  • Avaliem criteriosamente os pacientes antes da prescrição dessas substâncias.
  • Monitorem interações medicamentosas e potenciais efeitos adversos.
  • Notifiquem eventos adversos no sistema VigiMed.
  • Denúncias de produtos irregulares podem ser feitas por meio do sistema Notivisa.

Fonte: Metrópoles/ Jornal Folha do Progresso  e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 09/09/2025/13:03:08

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com