Pesquisa revela que 36% das bebidas alcoólicas comercializadas no Brasil são falsificadas

De acordo com a pesquisa, uma em cada cinco garrafas de vodca vendidas no Brasil é adulterada.
(Foto: Reprodução/ Freepik)

O relatório voltou à tona após casos de intoxicação por metanol.

Após o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) fazer um alerta sobre bebidas alcoólicas adulteradas em São Paulo, um relatório divulgado em abril de 2025 — que apontou que 36% das bebidas brasileiras são fraudadas, falsificadas e contrabandeadas — voltou a circular pelo país. A pesquisa foi realizada pela Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo (Fhoresp).

De acordo com o relatório, uma em cada cinco garrafas de vodca vendidas no Brasil é adulterada. Entre os produtos mais alterados pela falsificação estão os vinhos e os destilados. Diante desse cenário, a instituição alertou que é necessário que as autoridades coloquem em prática ações para acabar com o esquema, já que a maioria dos bares e restaurantes atua corretamente, mas acaba sendo afetada pelos fornecedores.

Casos de intoxicação por metanol
Desde o mês de setembro, pelo menos três mortes foram registradas na região metropolitana de São Paulo após a ingestão de bebidas adulteradas com metanol. Além dos óbitos, um jovem relatou que chegou a ficar temporariamente cego depois de consumir uma bebida falsificada sem saber.

Conteúdos Relacionados

Segundo a União Nacional de Bares e Restaurantes, existem indícios de que o Primeiro Comando da Capital (PCC) teria repassado metanol para fábricas clandestinas de bebidas. Por esse motivo, os produtos da região estariam contaminados. Agora, as autoridades policiais investigam o caso para descobrir se, de fato, essa distribuição pode estar ligada às vítimas recentes.

Fonte: O Liberal e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 01/10/09:12:56

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com