Pesquisadores criam biocombustível de bagaços de laranja

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Diferentemente do milho e da cana-de-açúcar, novo combustível não corrói partes de metal do motor

Cientistas japoneses da Universidade de Mie desenvolveram um biocombustível a partir de laranjas descartadas para o consumo e do bagaço residual da fruta usada para fazer suco, informou nesta terça-feira o jornal japonês “Asahi Shimbun”. De acordo com os cientistas, ao misturar os resíduos da fruta com bioetanol existente, é possível produzir um combustível mais eficiente e menos corrosivo.

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Durante os testes, informou o jornal japonês, citando os pesquisadores, um veículo de 14 quilos, movido por controle remoto, andou com sucesso com o novo combustível, durante um experimento realizado em setembro.

“Este biocombustível tem o potencial para ser usado em tratores de fazenda e cortadores de grama movidos a gasolina”, disse Yutaka Tamaru, professor de Bioengenharia da Faculdade de Recursos Naturais da universidade e lídere do grupo de pesquisa.

Com a inovação, os cientistas querem utilizar rejeitos de laranja, cultivadas em fazendas locais, para produzir um biocombustível para veículos usados no campo. Para isso, a equipe de pesquisadores vem realizando desdo ano passado experiências para testar o uso potencial de laranjas estragadas ou apodrecidas, assim como dejetos, para reciclar o uso da fruta, produto principal de MIhama, uma cidade ao sul da província de Mie.

A equipe misturou em tanques laranjas não aptas ao consumo (passadas ou estragadas), assim como os bagaços que sobram da produção de suco, com uma bactéria (clostridium cellulovorans) obtida a partir de talas de madeira. A bactéria decompõe as fibras de celulose e produz um açúcar que, ao fermentar junto a outro micro-organismo acrescentado, produz o biocombustível de laranja, num processo que dura cerca de dez dias. Os pesquisadores conseguiram extrair 20 mililitros de biocombustível de três quilos de laranjas descartadas e bagaços da fruta.

CORROSÃO DE METAL

Segundo Tamaru, os principais biocombustíveis são produzidos a partir de culturas como milho e cana-de-açúcar nos Estados Unidos e no Brasil. Mas um dos problemas desse tipo de bioetanol é que ele tende a corroer peças de metal do veículo, uma vez que tende a se misturar com a umidade do ar durante o processo de distribuição no motor. Por causa disso, a mistura de bioetanol na gasolina tem que ser limitado a 3% do total.

Outro problema associado ao milho e à cana-de-açúcar na produção de bioetanol é que pode reduzir o volume dessas culturas disponíveis como fonte de alimento. Já no caso das laranjas, apenas aquelas que são rejeitadas para o consumo humano serão usadas para produzir biocombustível.

Além disso, o biocombustível de laranja não é tão corrosivo como o bioetanol, uma vez que 70% de seus componentes são biobutanol, que não se mistura tão facilmente com a umidade. Além disso, ele produz mais calor do que o bioetanol, chegando a um nível próximo a da gasolina, tornando possível elevar o percentual do biocombustível de laranja na gasolina.

Fonte: ORMNews.

Publicado por Folha do Progresso fone para contato Cel. TIM: 93-981171217 / (093) 984046835 (Claro) Fixo: 9335281839 *e-mail para contato: searching where to buy viagra brand name fluoxetine prozac cheap fluoxetine buy antidepressant fluoxetine discount fluoxetine buy fluoxetine hydrochloride india purchase fluoxetine online at cheapest price? choose our licensed pharmacy located in the usa where you can buy viagra buy fluoxetine 20mg fluoxetine is used for treating premenstrual dysphoric disorder (pmdd), a severe form package, per pill, price , savings, bonus, order. fucidin reviews with no prior prescription. folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br zoloft generic cost walmart zoloft price thailand zoloft reviews

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