Pesquisadores do MIT criam técnica de proteção de rede Wi-Fi

image_pdfimage_print

Pesquisadores do MIT, Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos, criaram uma técnica para que um roteador identifique a distância de todos os dispositivos que tentam se conectar ao Wi-Fi com alta precisão. A técnica, batizada de Chronos, pode ser usada para limitar o alcance da rede, o que ajuda na proteção dos usuários, aumentando a segurança e impedindo que pessoas que estão distantes possam se conectar.

Tecnologia promete transmissão Wi-Fi mais econômica; entenda

O destaque do Chronos é que a tecnologia permite que apenas um roteador possa calcular a posição do usuário. Estes dispositivos normalmente não têm banda larga o suficiente para este tipo de medição, então as formas tradicionais envolvem o uso de quatro ou cinco pontos de acesso para fazer a triangulação.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Este cálculo geralmente envolve o ângulo relativo do dispositivo e da distância. Para solucionar este problema, o Chronos calcula o tempo que demora para o sinal do roteador ir e voltar e o multiplica pela velocidade da luz. Os dados são obtidos fazendo transmissões em vários canais diferentes do Wi-Fi, que chegam a um resultado preciso.

De acordo com Deepak Vasisht, um dos autores do projeto, a capacidade de descobrir a localização exata de dispositivos abre muitas possibilidades. “Desde o desenvolvimento de drones mais seguros até o rastreamento de onde familiares estão em sua casa, o Chronos pode abrir muitas formas de usar o Wi-Fi em robótica, automação de casas e mais”, explica.

O dono de uma rede, por exemplo, pode configurar o roteador para só permitir a conexão de pessoas que estejam dentro dos limites de sua casa, impedindo o acesso de vizinhos sem autorização. Em locais públicos, como bares e restaurantes, a tecnologia pode garantir que somente os clientes usem o Wi-Fi, bloqueando usuários que estejam passando pela rua.

Outro uso do Chronos envolve a criação de drones que possam detectar a presença de dispositivos em seus arredores e usar esta informação para mudar de localização, diminuindo a possibilidade de ocorrer choques com pessoas.

O protótipo criado pelos pesquisadores do MIT atingiu cerca de 97% de eficiência na detecção de dispositivos. Apesar disso, o Chronos ainda não tem previsão de ser comercializado.

Confira no vídeo (

<iframe width=”695″ height=”390″ src=”https://www.youtube.com/embed/cJx7ewEyuzo” frameborder=”0″ allowfullscreen></iframe>)

a tecnologia em funcionamento.

Via MIT e Engadget

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981171217 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)  (093) 35281839  E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: