PF e CGU investigam desvio de recursos públicos em operação no Pará

Foto: Reprodução | Operação Expertise apura fraudes em contratos, corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo R$ 198 milhões.

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (2) a Operação Expertise, em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU), para investigar crimes contra a Administração Pública e lavagem de capitais no Pará. O foco das apurações é a contratação fraudulenta de empresas por órgãos estaduais e municipais, utilizando recursos federais do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) e do Fundo Nacional de Saúde (FNS).

Segundo a investigação, o esquema envolvia empresários, servidores públicos e empresas de fachada. As fraudes teriam ocorrido por meio de direcionamento de licitações, adesões irregulares a atas de registro de preços, execução parcial de contratos e repasses de valores públicos, que depois eram sacados em espécie e redistribuídos entre os participantes.

O montante desviado ainda está sendo apurado, mas os contratos levantados inicialmente somam cerca de R$ 198 milhões. Para garantir a eficácia da operação, a Justiça determinou bloqueio de ativos no mesmo valor, além do afastamento do sigilo bancário e fiscal de 17 investigados.

As ações desta terça-feira mobilizaram 65 policiais federais e 6 auditores da CGU nos municípios de Belém e Marituba. Foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão, 5 de prisão preventiva, além de medidas como monitoramento eletrônico, afastamento de 6 servidores públicos e suspensão das atividades de quatro empresas, incluindo contratos em vigor com órgãos do estado e do município de Marituba.

Fonte: Estado do Pará Online /Jornal Folha do Progresso e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 02/09/2025/08:23:38

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com