PF faz operação para desarticular organização criminosa envolvida em grilagens em Altamira

O objetivo da operação é desvendar um esquema criminoso envolvendo a grilagem de terras públicas. — Foto: Reprodução/Polícia Federal do Pará

A organização criminosa atuava na invasão da área federal com restrição de uso, promovendo a doação e venda de lotes de área pública.

A Polícia Federal realizou a operação ‘Sesmarias’ no município de Altamira, sudoeste do Pará com o objetivo de desvendar um esquema criminoso, envolvendo a grilagem de terras públicas dentro da Terra Indígena Ituna-Itatá. Segundo a PF, é estimado que a organização criminosa tenha arrecadado com o esquema cerca de R$ 1.741.890,00 entre os anos de 2018 e 2020.

Ainda segundo a PF, a organização criminosa atuava na invasão da área federal com restrição de uso, promovendo a doação e venda de lotes de área pública com intenção de formar um assentamento e consolidar a ocupação de não indígenas na área, mediante a formação de uma Vila Nova Canaã, com comércios e promessa de construção de escolas e igrejas, na tentativa de dar aparência de legalidade e legitimar as posses, além de incentivar a criação de uma associação para viabilizar o intento criminoso.

Os investigados serão indiciados pelos crimes de estelionato, organização criminosa, invasão de Terra Pública, lavagem de Capitais e desmatamento de floresta nativa.

Por G1 Pa — Belém

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

https://www.folhadoprogresso.com.br/novo-ensino-medio-sera-implementado-gradualmente-a-partir-de-2022/