PF investiga morte de ambientalista em emboscada no Maranhão

image_pdfimage_print

where to buy advair diskus without prescription cost of advair diskus 100 50 order fluticasone

Corpo da vítima foi encontrado, nesta quarta-feira, com sete perfurações de bala
O ambientalista e conselheiro do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) Raimundo Santos Rodrigues e a esposa – ICMBio / Divulgação

MARANHÃO — A Polícia Federal investiga a morte do ambientalista e conselheiro da Reserva Biológica (Rebio) do Gurupi, Raimundo Santos Rodrigues, de 54 anos, no Maranhão. Ele foi morto numa emboscada, nesta quarta-feira, no trajeto entre Buriticupu, no sudoeste do Maranhão, e a casa onde eles moravam na reserva, em Bom Jardim, no estado nordestino. Dois suspeitos foram presos pela PF e estão sendo levados nesta sexta-feira para a Superintendência da PF, na capital São Luís. O corpo da vítima foi encontrado com sete perfurações de bala e cortes provocados por golpes de facão.

Ainda segundo a PF, não há informação de quando os suspeitos serão ouvidos. Na manhã de hoje, houve uma reunião entre o presidente do Instituto Chico Mendes, Cláudio Maretti, e o superintendente da Polícia Federal no Maranhão, Alexandre Saraiva, e o delegado de combate ao crime organizado, Fabrizio Garbi.

— Eu escapei mesmo por milagre de Deus. Porque quando eles atiraram eu caí no chão. Quando eu me levantei no meio do tiroteio, eles se atracaram com ele, derrubaram ele no chão e ainda continuaram atirando — disse a trabalhadora rural Maria da Conceição Lima, viúva do ambientalista, em entrevista ao Jornal Nacional.

Cerca de 30 famílias de trabalhadores rurais moram na reserva biológica do Gurupi com o consentimento do Instituto Chico Mendes. Elas ajudam no combate ao plantio de maconha e ao desmatamento. Em um vídeo gravado no fim do ano passado, ele citou um fazendeiro como sendo o autor das ameaças. O nome, porém, está em sigilo. O ambientalista e a família moravam no local há dez anos.

Ao portal de notícias “G1”, um dos trabalhadores da reserva, que não quis se identificar, afirmou que a vítima vinha sendo ameaçado por defender a preservação da floresta:

— Os madeireiros odiavam o Raimundo porque ele denunciava. Era bastante atuante na região, defendia a comunidade e participava do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bom Jardim — disse.

Em nota, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) lamentou a morte e destacou que Raimundo e Maria merecem ser homenageados pela dedicação em defesa da natureza. “A região da Reserva Biológica do Gurupi (MA) é muito problemática e conflituosa. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) faz fiscalizações sistemáticas na área para coibir os ilícitos, normalmente em parceria com as forças de segurança federais e estaduais”, afirma a nota.

A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Maranhão também se solidarizou com a família do trabalhador rural.
por O Glob
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981171217 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)  (093) 35281839  E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

order online at usa pharmacy! buy dapoxetine online cheapest prices pharmacy. zoloft price with insurance . fastest shipping, generic zoloft identification. female cialis online for sale levitra, buy levitra where. online drug store, cheap prices. we ship with ems. best quality drugs! subscribe through subscribe through a rss the fish that is … . fastest shipping, generic dapoxetine.

%d blogueiros gostam disto: