Pirucaba leva música instrumental carregada de regionalidade a Canaã dos Carajás

image_pdfimage_print

(Foto: Reprodução) – Espetáculo “Pirucaba e as Lendas Amazônicas” desembarca pela primeira vez em solo canaense para duas apresentações exclusivas, no próximo dia 7 de fevereiro, na Casa da Cultura de Canaã dos Carajás.

Na próxima sexta-feira (7), o grupo Pirucaba, de Marabá, chega a Canaã dos Carajás para duas apresentações únicas, que combinam dinâmicas musicais e contação de histórias. Essa é a primeira vez que o Pirucaba se apresenta em solo canaense e o espetáculo “Pirucaba e as Lendas Amazônicas” é contrapartida prevista em projeto contemplado pelo Edital Casa Aberta – Amazônia Paraense Casa da Cultura Canaã 2024.

O Pirucaba nasceu em 2010, a partir do projeto intitulado “Pirucaba Jazz”, com o objetivo de difundir a música regional enfatizando as dinâmicas culturais que refletem as mais diversas características do sudeste paraense. O nome Pirucaba foi concebido em homenagem à cidade de Marabá. “Pirucaba” era um ponto de encontro entre pessoas da cidade que se reuniam para se refrescar tomando banho no Rio Itacaiúnas. Atualmente, o local é bem menos frequentado, mas coleciona histórias que atravessam os anos.

A união entre os amigos, os músicos Itair Rodrigues, Waldemar Guedes Jr. e Walkimar Guedes, resultou no grupo nascido para “fazer música” e composições instrumentais com características regionais que retratassem lendas urbanas de Marabá. Os trabalhos do Pirucaba são permeados por ritmos como Carimbó, Lundu, Guitarrada, Cúmbia Nortista, Zouk, Marabaixo, Retumbão e o Samba de Cacete, tudo isso com uma pitada de “jazz”, “pop”, “salsa” e “fusion”, por exemplo.

A apresentações do Pirucaba em Canaã dos Carajás contam com o apoio do Instituto Cultural Vale, por meio da Casa da Cultura de Canaã dos Carajás e da AV Viagens e Turismo. O grupo tem ainda a parceria da Escola de Música Bateras Beat Marabá.

Contação de histórias dá o tom ao espetáculo

Enquanto a apresentação flui, uma narrativa vai sendo contada com o apoio da contação de histórias. Essa atividade ajuda a contextualizar e fazer com que o público embarque numa verdadeira viagem pelas lendas e cotidiano amazônico. A responsável por conduzir essa imersão no projeto “Pirucaba e as Lendas Amazônicas” é Gabi Silva. Contadora de histórias experiente, Gabi é escritora e coordenadora-executiva da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Marabá. Ela também é membro da Academia brasileira de Contadores de histórias, integrante do Grupo Alecrim, além de pesquisadora de narrativas populares e coordenadora da Biblioteca Comunitária Mestre Braulino.

 

Fonte: Ingrid Sales – Portal Debate e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 06/02/2025/16:57:09

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: