Poeira cobre Novo Progresso mais uma vez

image_pdfimage_print

Passa anos e vira ano e os tempos Novo Progresso sofre com a poeira proveniente das má conservação das vias públicas. Na tarde desta quarta-feira, 20 de Agosto,  a situação ficou critica tanto na área  urbana como nos bairros que  ficou coberto pelas partículas amareladas, nocivas à saúde, em decorrência dos ventos que eleva a poeira após o trânsito de automóveis , caminhões e motocicletas, com o forte vento nesta época do ano e com o excesso de fumaça, a população está sofrendo a deriva.

O nível de poluição do ar  junto com o pó preto (fumaça) visível com alto poder de sujidade, fugiu do controle,  a poeira amarela respirável é nociva ao organismo, esta contaminado nos ares progressenses.

Quando questionada, a prefeitura divulga que está molhando as ruas da cidade com caminhão pipa, mas não é o suficiente para manter a cidade e os bairros molhados,  a falta de investimento em pavimentação e outras formas de manter o nível mais baixo de poeiras, anexado com a falta  de noção dos responsáveis pela secretaria de obras do municipio; que ao invés de cascalhar as ruas preferem passar a patrol, soltando  a terra ,  faz com que a poeira acumule nas ruas e infesta a cidade toda.

A prefeitura  informa, ainda, que mantém, em caráter permanente, as persões com caminhões pipa nas principais vias de Novo Progresso, feitas continuamente, em todos os dias da semana. Enquanto isto a população reclama junto a o Jornal Folha do Progresso diariamente a falta de caminhão pipa na rua em frente suas residências e nos bairros da cidade.

Em conversa com moradores, a reclamação também é sobre o descaso com a poeira, Dona Diva, 60 anos afirma que se não der um gratificação para o motorista, a rua que ela reside não é molhada, “eu não tenho condições de pagar” ,  pago os impostos e nem molhar a rua o prefeito molha, lamentou. O Comerciante da avenida Otavio Onetta, reclamou; “o prefeito está com a campanha pra recolher o IPTU, já paguei mas a gente liga lá para vir molhar a rua e prometem mas não cumprem, enquanto isto meu comércio tem que permanecer com as portas fechadas por causa da poeira”, e o dinheiro arrecadado dos impostos vai para onde? Indagou e reclamou comerciante indignado.

Com as queimadas generalizadas na região, a fumaça concentrou com a poeira, o amanhecer   na cidade demora a chegar, oito horas da manhã e os carros tem que andar com a luz acesa, para evitar acidente. Os próprios caminhões da prefeitura espalham poeira pela cidade, andam em alta velocidade espalhando o terror nas vias públicas (foto) .

A falta de uma política antecipada para manter as ruas molhadas, generalizou e a situação saiu do controle e atingiu a cidade toda. Somente uma chuva poderia normalizar a situação decorrente da ineficácia administração pública local.

Fonte/Fotos: Redação Jornal Folha do Progresso

Publicado por Folha do Progresso fone para contato Cel. TIM: 93-81171217 / (093) 84046835 (Claro) e-mail para contato: folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: