Polaquinho dono de garimpo preso em Jacareacanga é solto em Itaituba

image_pdfimage_print

(Foto:Redes Sociais)- Foi solto na tarde desta terça-feira (18) o  Garimpeiro Gilson Spier (Polaquinho) estava preso deste última quinta-feira (13) , a prisão era temporária por cinco dias, a liberdade foi divulgada nas redes sociais no final da tarde de ontem, através de uma foto dele solto e um  áudio dizendo ser o advogado do acusado. “Acabei de soltar o polaquinho Perito, acabei de soltar o polaquinho acima de Fantástico e tudo, solta na rua Perito está, pode falar que teu irmão Jorge Marcio soltou o Polaquinho””…

Entenda o Caso

Polaquinho estava foragido desde 22 de abril e foi preso na última quinta-feira (13) , após sobrevoo de helicóptero de Salles, segundo a PF fugiu para a cidade de Jacareacanga onde foi preso pela polícia civil do PA.

Polaquinho é apontado como um dos principais envolvidos na extração ilegal de ouro na Terra Indígena Munduruku, a prisão ocorreu a pedido da PF.

Leia Também

*Garimpeiro foragido na operação da PF é preso com helicóptero em Jacareacanga no Pará

*Homem exibi armas, munição fuzil e ameaça invadir área no garimpo do Cripurizão em Itaituba

*Piloto de homem que gravou vídeo com armas, mostra fuzil em aeronave. Assista aos Vídeos

*Conforme divulgou a Folha de São Paulo, no dia anterior à prisão, ele se assustou com o sobrevoo na região de helicópteros que levavam o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e agentes do Ibama, do ICMBio e da Força Nacional. Temendo ser uma operação contra ele, fugiu para a cidade, onde acabou preso.

Polaquinho preso pela policia civil em Jacareanga(Foto:Divulgação Policia Civil )
Polaquinho preso pela policia civil em Jacareanga(Foto:Divulgação Policia Civil )

Segundo relatos locais, Polaquinho coordenava grandes operações para transportar maquinário pesado até dentro da TI, principalmente PCs (retroescavadeiras). Os deslocamentos tinham a escolta de um helicóptero que seria de sua propriedade. A aeronave foi apreendida pela PF.

Em março, uma tentativa de entrar com maquinário no igarapé Baunilha, perto de Jacareacanga, foi impedida por mundurukus contrários à mineração ilegal. O impasse gerou forte tensão na cidade. A sede de uma associação de mulheres foi destruída por indígenas pró-garimpo.

Em abril, a PF tentou prendê-lo em sua casa em Itaituba, mas ele conseguiu fugir. Foram apreendidos dois carros de luxo, um BMW Z4 e um Chevrolet Camaro SS.

Em um vídeo recente que circula na internet, Polaquinho aparece gesticulando com pistolas na mão e mostrando armas longas na varanda de uma casa.

A reportagem não localizou o advogado de Polaquinho.

Assista ao Vídeo

 

Por:JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

 

 

 

%d blogueiros gostam disto: