Polícia Civil do Pará atua em megaoperação internacional contra o tráfico de drogas na internet

Foto: Reprodução | Os suspeitos foram identificados por intermédio de investigações coordenadas baseadas em dados obtidos após a retirada de marketplaces da Dark Web.

A Polícia Civil do Pará, por meio da Diretoria Estadual de Combate a Crimes Cibernéticos (DECCC), participou da operação Global, coordenada pela EUROPOL, em que 270 pessoas foram presas por compra e venda de ilícitos na Dark Web. Conhecida como RapTor, esta operação desmantelou redes de tráfico de drogas, armas e produtos contrafeitos, pondo luz sobre os crimes que se escondem atrás de uma ilusão de anonimato.

Os suspeitos foram identificados por intermédio de investigações coordenadas baseadas em dados obtidos após a retirada de marketplaces da Dark Web. Esses sites conduziram milhares de vendas em locais de compra ilícitos, utilizando ferramentas de criptografia e criptomoedas para encobrir seus rastros, mas as instituições de segurança intervieram.

Essa ação internacional dá seguimento à Operação SPCTOR de 2023, a qual levou a 288 prisões. Somado a isso, essas operações mostram a habilidade crescente das forças de segurança em penetrar o núcleo secreto da dark web.

No Brasil, os mandados de prisão foram expedidos pela 1ª Vara de Inquérito e Medidas Cautelares de Belém, no estado do Pará. As investigações visaram rastrear e apreender indivíduos envolvidos em crimes na dark web. A ação global (RapTor) foi possível graças à intrínseca cooperação entre as seguintes autoridades, destacando-se a Polícia Civil do Estado do Pará e a Polícia Civil do Estado de São Paulo.

Fonte: PCPA/Jornal Folha do Progresso  e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 24/05/2025/08:21:17

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com