Polícia Civil flagra extração ilegal de madeira em Brasil Novo
(Foto: Reprodução) – Foram detidos Adelson da Silva, conhecido como “Cowboy”, e José Orlando Silva Miranda.
Dois homens foram presos em flagrante em Brasil Novo, suspeitos de envolvimento em grilagem de terras e extração ilegal de madeira em área de preservação.
Uma operação da Delegacia Especializada de Conflitos Agrários de Altamira terminou com a prisão em flagrante de dois homens na área rural de Brasil Novo, no sudoeste do Pará.
Foram detidos Adelson da Silva, conhecido como “Cowboy”, e José Orlando Silva Miranda. Segundo as informações, os dois estavam armados e foram surpreendidos pelos policiais em uma área de amortecimento da Reserva Extrativista Verde Para Sempre.
No local, os agentes encontraram um cenário de devastação: barracos improvisados, ramais clandestinos e uma serraria móvel em plena atividade. Uma grande quantidade de madeira já serrada estava pronta para o transporte.
De acordo com as investigações preliminares, Adelson da Silva, seria uma figura central em um esquema de grilagem de terras e extração ilegal de madeira na região. Ele é apontado como responsável pela venda de lotes e pela logística do desmatamento.
Os dois foram presos em flagrante e vão responder por porte ilegal de arma de fogo, uso de motosserra sem licença, armazenamento de madeira sem autorização e por dano ambiental em unidade de conservação.
Após serem conduzidos à sede da DECA em Altamira, os suspeitos foram encaminhados ao Centro de Recuperação Masculina de Vitória do Xingu, onde permanecem à disposição da Justiça. A operação reforça a atuação da Polícia Civil no combate ao desmatamento e à ocupação ilegal de terras em uma das regiões mais pressionadas pela exploração ambiental na Amazônia.
Fonte: Confirma Notícia e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 04/09/2025/14:40:31
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com