Polícia Federal faz fiscalização para repressão de conflitos agrários em Marabá

image_pdfimage_print

Operação ocorreu em duas comunidades ribeirinhas de Marabá e precisou de deslocamentos pela água e por terraPolícia –  (Foto:Polícia Federal)

Ação ocorreu na sexta, numa área ribeirinha afastada da cidade e só foi divulgada neste domingo

A Polícia Federal de Marabá fez uma fiscalização e investigação em áreas ribeirinhas de Marabá, no sul do Pará. A ação ocorreu na sexta-feira (30), mas só foi divulgada neste domingo, após retorno das equipes. O objetivo era tentar prevenir e reprimir conflitos agrários da região. Houve trabalhos por terra e pela água e pessoas foram intimadas. Por enquanto, a operação segue em fase de investigação.

A ação teve início com uma requisição do Ministério Público Federal (MPF). Pelos levantamentos que levaram à operação de sexta-feira, estavam ocorrendo conflitos entre fazendeiros e ribeirinhos em terras que pertencem à União. Essas terras têm sido de permissão de uso dos ribeirinhos, mas com interesses do agronegócio. As áreas onde ocorreram as ações foram o Lago dos Macacos e a Comunidade Diamante.

“Devido à época de chuvas e cheia dos rios, foi necessário que a equipe policial efetuasse deslocamento terrestre com viaturas, pela BR-230, e fluvial com barco para chegar até a comunidade. No local, foram feitas intimações dos residentes para comparecerem à delegacia e prestarem esclarecimentos, além de verificação in loco da área”, informou a PF, em nota.

Essa operação contou com a participação de oito policiais federais. Caso confirmada a hipótese criminal que motivou a operação, os envolvidos podem responder pelo crime de invasão e ocupação de terras da União, previsto no art. 20 da lei federal nº 4.947/66 – (Lei do Direito Agrário).

Por:Victor Furtado

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

 

 

%d blogueiros gostam disto: