Polícia prende três suspeitos de envolvimento no assassinato de agricultor na mesma região de Dorothy Stang no PA
Agricultor Ronilson de Jesus Santos era liderança em assentamento agrário em Anapu, no Pará. — Foto: Reprodução / Arquivo Pessoal
Agricultor e liderança rural Ronildo de Jesus Santos, de 52 anos, foi morto com tiros na cabeça na sexta-feira (18), por motivação ligada a conflitos de terra.
Leia mais>Agricultor morto na mesma região que Dorothy Stang no PA liderava assentamento com 120 famílias e denunciava invasões
Agricultor denunciava invasões em vídeos gravados dias antes de ser morto no Pará
A Polícia Civil prendeu, nesta quarta-feira (23), três suspeitos de envolvimento no assassinato do agricultor e liderança rural em Anapu, no sudoeste do Pará.
Ronildo de Jesus Santos, de 52 anos, foi morto com tiros na cabeça, na sexta-feira (18), na mesma região em que a missionária norte-americana Dorothy Stang foi assassinada em 2005 – também pelo mesmo motivo: conflitos de terra.
Segundo as autoridades, buscas estão sendo feitas para localizar uma quarta pessoa envolvida na morte de Ronildo. O caso segue sob investigação e em sigilo pela Delegacia de Conflitos Agrários (Deca) de Altamira, município vizinho a Anapu.
Ronilson era liderança do Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PSD) Virola-Jatobá e também dirigente da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Brasil (Contraf Brasil), onde atuava na luta pela reforma agrária no Pará.
Na sexta-feira (18), o agricultor estava sozinho em casa quando pistoleiros chegaram. Os tiros atingiram a cabeça da vítima, que morreu no local. Por volta das 14h20 do mesmo dia, o corpo de Ronilson Santos foi encontrado no quintal da casa no bairro Alto Bonito. O corpo foi enterrado no domingo (20) no cemitério público municipal de Anapu.
Dias antes da execução, o agricultor denunciava invasões por madeireiros e pistoleiros na área ocupada por 120 famílias do assentamento. No último dia 14, Ronilson gravou um vídeo denunciando a invasão de madeireiros e pistoleiros na região, o que possivelmente motivou o crime, segundo as investigações.
Fonte:Por g1 Pará — Belém/Jornal Folha do Progresso e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 24/04/2025/09:30:51
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com
https://www.folhadoprogresso.com.br/impacto-das-mudancas-climaticas-na-amazonia/