Portos do Pará são leiloados por R$ 450 milhões

Cinco áreas no Porto de Belém e uma na Vila do Conde, em Barcarena, foram leiloadas. — Foto: Reprodução / Companhia Docas do Pará
Cinco áreas estão no Porto de Miramar, no porto organizado de Belém, e uma sexta fica no porto de Vila do Conde, em Barcarena. Com a medida, a população deve encontrar preços menores nos postos e ficar livre de ameaça de falta de combustível.

Seis portos paraenses foram arrendados pela iniciativa privada nesta sexta-feira (5) em um leilão na B3, Bolsa de Valores de São Paulo. A iniciativa arrecadou R$ 450 milhões e prevê um investimento de mais de R$ 420 milhões nos seis terminais que ficam em Belém e na Vila do Conde, em Barcarena, uma das maiores áreas industriais do Estado.

De acordo com o Ministro de Infraestrutura do Brasil, Tarcísio Gomes de Freitas, o resultado do leilão de arrendamento dos seis terminais paraense foi “sensacional”. O prazo dos contratos varia de 15 a 25 anos, podendo ser renovados até um limite de 70 anos.

Os terminais movimentam grande volume de líquidos, principalmente combustíveis. No Pará, a expectativa é que a partir do momento em que Estado tenha maior capacidade de armazenamento, supere a ameaça de falta de combustível, que normalmente, provoca o aumento nos preços ao consumidor paraense.

Eduardo Carvalho, especialista em navegação e logística portuária, acha que o Porto da Vila do Conde deve, agora, colocar o Pará numa nova posição estratégica para a distribuição de combustíveis no país.

“Porque navios com 75 mil toneladas davam para garantir tranquilamente o abastecimento”, informa o especialista. Além disso colocaria o Pará na rota de importação dos combustíveis dos país produtores localizados no entorno da região.

Segundo o Governo do Estado, o novo cenário promete aumentar a competitividade entre os postos de combustíveis, o que na prática, representa preços menores para encher o tanque dos paraenses.

“As áreas de portos paraenses são absolutamente viáveis e vocacionadas para se consolidar como estratégicas para o desenvolvimento do Pará e do arco Norte brasileiro”, considera o Governador, Helder Barbalho.

Porto Organizado de Belém

Bel 02A:
Área com 46.627 m2 e potencial de 41,872 toneladas de armazenamento.
Previsão: Investimento previsto de R$ 48,3milhões, em 15 anos de arrendamento.
Arrematado pelo Consórcio Latitude, com o lance de R$ 40 milhões

Bel 02B:
Área com 43.240 m2 e potencial de 28.272 toneladas de armazenamento.
Previsão: Investimento previsto de R$ 27,4 milhões em 15 anos de arrendamento.
Arrematado pelo Petróleo Sabbá que ofereceu valor de outorga de pouco mais de R$ 60 milhões.

Bel 04:
Área de 26.200 m2 e potencial de 18.200 toneladas de armazenamento.
Previsão: Investimentos de R$ 11,6 milhões em 15 anos de arrendamento.
Arrematado pelo Grupo Ipiranga por R$ 87,121 milhões.

Bel 08:
Área de 50.700 m2 e potencial de 49.821 toneladas de armazenamento.
Previsão: Investimento previsto de R$ 89 milhões em 20 anos de arrendamento.
Arrematado pela Petrobras Distribuidora que ofereceu pouco mais de R$ 50 milhões.

Bel 09:
Área de 37.600 m2 e potencial de 13.997 toneladas de armazenamento.
Previsão: Investimentos de R$ 128 milhões em 20 anos de arrendamento.
Arrematado pela Transpetro que ofereceu R$ 30,2 milhões de outorga.

Porto de Vila do Conde

VDC12:
Área de 47.000 m2 e potencial de 4 milhões de toneladas de armazenamento.
Previsão: Investimentos de R$ 126,3 milhões em 25 anos de arrendamento.
Arrematado pela Terminal Químico de Aratu (Tequimar) com uma lance de R$ 180,5 milhões.
Por G1 PA — Belém
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