Praias de Santarém estão próprias para banho, aponta 1º boletim de 2016

image_pdfimage_print

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) divulgou na manhã desta segunda-feira (1º), em uma coletiva de imprensa o primeiro boletim de 2016 sobre monitoramento da balneabilidade das praias de Santarém, oeste do Pará. O documento atesta que todas as praias analisadas apresentaram condições de qualidade na categoria “Própria/Excelente” para banho pelo parâmetro microbiológico mais restritivo.
As amostras de água foram recolhidas no período entre 29 de maio a 26 de junho, uma vez por semana. O estudo é realizado pelo Instituto de Tecnologia e Ciências das Águas (ICTA) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) duas vezes por ano. O monitoramento das águas no município iniciou em 2015.
Os pontos analisados nesse boletim foram: ponta do Muretá, Centro de Atendimento do Turista em Alter do Chão (C.A.T), canal principal do rio Tapajós em Alter do Chão, praia do Cajueiro, escadaria da orla de Alter do Chão, final da orla de Alter do Chão, Praia do Amor, Igarapé do Macaco, Praia de Ponta de Pedras, Praia do Pajuçara e Praia do Maracanã. De acordo com o secretário de meio ambiente, Podalyrio Neto, com esse novo boletim foi possível fazer uma comparação com relatórios anteriores.
Praia de Alter do Chão
Por ser uma das praias com maior movimentação de pessoas,  Alter do Chão teve mais pontos analisados. Ao comprar os resultados atuais com o da primeira medição feita de 12/04 a 1/06 de 2015, ambas no período do inverno, foram constatados resultados positivos.
No primeiro documento de 2015, para a bactéria Escherichia coli, todos os pontos da praia se enquadraram na categoria “Própria/Excelente”, enquanto, para Coliformes termotolerantes (causadores de irritação nos olhos e pele), os pontos igarapé do Macaco, praia do Amor e o canal do rio Tapajós estavam na categoria “Própria/Muito Boa”, praia do cajueiro e do CAT ficaram na categoria “Própria/Satisfatória”, a escadaria e a orla final estavam na categoria alarmante “imprópria”.
Neste boletim, para Coliformes termotolerates, os pontos igarapé do macaco, praia do Amor, praia do CAT e canal do rio Tapajós estão na categoria “Própria/Excelente”, a orla final e a praia do cajueiro estão “Própria/Muito Boa”, a escadaria da orla está “Própria/Satisfatória”.
Segundo Neto, esse resultado se deve as medidas adotadas para a conscientização da população. “Tomamos medidas imediatas para reverter o quadro. Proibimos a navegação de embarcações que não tem capacidade de confinar os dejetos no seu interior, priorizamos o processo de implantação de banheiros químicos na praia, autuação de moradores que despejavam águas servidas no rio. Tudo isso contribuiu para que o resultado final estivesse positivo”, enfatizou.
Um nova avaliação deve ocorrer entre os meses de novembro e dezembro de 2016 e o resultado deve ser comparado ao segundo relatório de 2015.
G1

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: