Prazo para alistamento militar encerra neste quinta (30)

image_pdfimage_print

Termina nesta quinta (30) o prazo de apresentação às Forças Armadas dos jovens que completam 18 anos em 2016. O processo foi iniciado no dia 2 de janeiro e a expectativa do Ministério da Defesa é de que, até o final do prazo, pelo menos dois milhões de rapazes se habilitem a prestar o serviço militar na Aeronáutica, Marinha ou Exército. Na manhã de ontem, centenas de jovens compareceram à 28ª Circunscrição do Serviço Militar, localizada no Largo da Palmeira, no bairro da Campina.exe

Aguardando na fila para inscrição, o adolescente Rafael Miranda, de 17 anos, revelou que prestar serviço militar sempre foi o seu grande sonho. “Eu vim por vontade própria, não vim obrigado. Espero que me chamem pra servir no Exército, que é o meu maior objetivo hoje. Estou ansioso, na expectativa”, afirmou.

Já o ajudante de soldador Denis Silva, de 25 anos, impedido de tirar seus documentos, quando precisou, por não ter se alistado quando completou 18 anos, teve de comparecer à Junta Militar, ontem, embora não pretenda seguir a carreira.

“Eu nunca tive essa ambição de querer fazer parte do Exército nem nada. Acho que isso é mais pra quem se identifica, o que não é meu caso. Na época, quando fiz 18 anos, estava sempre viajando, trabalhando ou estudando, então não tive tempo de me alistar. Tenho que tirar documentos, carteirinha de meia passagem, e estou proibído por estar em débito com as Forças Armadas. Agora, já paguei a multa e espero resolver a minha situação”, esclareceu.

Quem pretende seguir carreira militar ou apenas vai cumprir a exigência legal ainda pode procurar um dos pontos de atendimento, em Belém, levando certidão de nascimento (ou documento equivalente), comprovante de residência e duas fotos 3×4 (recentes, de frente e sem retoques). São aceitos como documento de identidade (todos dentro da validade), além do RG, a carteira de trabalho, carteira profissional, passaporte ou carteira de identificação funcional.

O alistamento militar é exigido dos jovens do sexo masculino, mas para as mulheres o processo não é obrigatório. Pessoas do sexo feminino podem ingressar na carreira miliar por meio de concursos públicos. Portadores de deficiências físicas e mentais também necessitam fazer o alistamento, de acordo com as determinações da Constituição Federal, mas serão posteriormente dispensados do serviço militar após a apresentação na seleção geral.

Caso o jovem deixe de se alistar no prazo, é preciso pagar uma multa de R$ 1,38 nas agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou dos Correios. Quem não se alista passa a ser considerado em débito com o serviço militar e fica impedido de obter passaporte ou prorrogar sua validade. Também não consegue prestar exames ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino. Outro problema é que não consegue obter carteira de trabalho e registro de diploma de profissões liberais. Além disso, não pode se inscrever em concurso público ou exercer qualquer função ou cargo público.

Estudantes de Medicina, Farmácia, Odontologia e Veterinária podem requerer o adiamento do alistamento militar até o fim da graduação, mas continuam sujeitos a participar da seleção de estágio de adaptação e serviço das Forças Armadas para formar oficiais temporários.

Para se alistar, basta comparecer a uma Junta de Serviço Miliar ou se inscrever pela internet através do site http://www.alistamento.eb.mil.br/
Por: O Liberal
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: