Prefeitura apresenta novos médicos Cubanos que atuarão em Novo Progresso

image_pdfimage_print

Na Prefeitura de Novo Progresso-Pa, no gabinete do prefeito, foi o local escolhido para a apresentação dos seis médicos estrangeiros (Cubanos) que irão trabalhar no município por meio do Programa Mais Médicos, do Governo Federal. O evento aconteceu nesta quarta-feira (01) e contou com presença de secretários municipais, coordenadores de PSF’s, CAP’s e convidados. A ação faz parte da proposta do Governo Municipal que busca ampliar os atendimentos nos Postos de Saúde da Família (PSF’s), além de promover a saúde preventiva da população.

O secretario de Saúde, Eloido Bertollo, deu boas vindas aos novos médicos cubanos e disse que a vinda  dos médicos vem ao encontro das metas traçadas pela Secretaria de Saúde, que tem buscado melhorar o acolhimento dos pacientes nos (PSF’s). Disse que o município ainda pode receber  dois ou mais médicos para atendimento dos PSF´’s, que serão inaugurados em breve.

O secretário de Governo Braitner Vidovix em nome do prefeito Ubiraci Soares (PSC) afirmou que, a proposta do Mais Médicos está em sintonia com o conceito de atendimento preventivo, a forma considerada mais eficaz de atuação na saúde. “É um presente receber os médicos cubanos, que são formados dentro dessa lógica da prevenção.

Braitner  em seu pronunciamento disse que para o prefeito, é necessário resolver a maior parte dos problemas de saúde, por meio de ações de prevenção nos (PSF’s), diminuindo assim os atendimentos hospitalares, que são mais custosos. “A lógica é fazer gestão para que os problemas sejam sanados na origem e também estimular a saúde preventiva”, finalizou.

Os médicos farão atendimentos nos seguintes PSF’

  • Henrique Lima de Meneses (Jardim Planalto);
  • Dr. Isaias Pinheiro Antunes (Juscelândia);
  • Jardim América;
  • Distrito de Vila Isol (Km 1000);
  • Comunidade de Alvorada da Amazônia;
  • Comunidade de Santa Julia;
  • Comunidade de Riozinho das Arraias.

O nome dos novos médicos são: Marian Cespedes Sanchez, Yanet Verdecia Dieguez, Denis Puentes Kovaleva, Daimi Labanino Noa, José Manoel Perez Gonzalez e Vivian Hernandez Matos.

O município já conta contava com o médico Divino Vitor dos Santos, que já está atendendo no programa Unidade de Saúde Familiar desde o ano de 2016, o mesmo é brasileiro e se formou em Cuba.

Fonte: ASCOM/PMNP – Por: Claudinho Leite

%d blogueiros gostam disto: