PRF flagra crimes ambientais na BR-230, em Altamira

(Foto:Ascom/PRF)- Aproximadamente 98m³ de madeira foram apreendidos neste final de semana.

PRF flagra crimes ambientais na BR-230, em Altamira PRF flagra crimes ambientais na BR-230, em Altamira
Três flagrantes de crime ambiental foram registrado neste final de semana em Altamira, sudoeste do Pará. Segundo balanço divulgado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) nesta segunda-feira (21), foram apreendidas aproximadamente 98m³ de madeira. As ocorrências aconteceram na BR-230, na Transamazônica.

O primeiro flagrante ocorreu no sábado (19), por volta das 12h30, no km 630, quando policiais rodoviários federais abordaram o veículo, o qual transportava madeira. O condutor apresentou nota fiscal e guia florestal discriminando a quantidade de 15m³. No entanto, foi constatada divergência volumétrica real da madeira transportada resultando em um total de 36m³.

A segunda ocorrência aconteceu neste domingo (20), por volta das 13h45, quando a equipe abordou o veículo, que tracionava semi-reboque. Foram solicitadas ao condutor as notas relativas à carga de madeira. Ao serem analisadas as notas entregues pelo condutor, verificou-se divergência entre o volume declarado em nota fiscal (35m³) e os declarados na guia florestal 33m³. Além disso, a medição realizada pelos agentes resultou no volume de 37,5m³, o que ultrapassava 4,5m³ do discriminado na guia florestal.

A última ocorrência de crime ambiental aconteceu também neste domingo (20), por volta das 23h horas, quando a equipe abordou o veículo que tracionava semi-reboque. Solicitados documentos pessoais, do veículo e da carga foram entregues às notas relativas à madeira que transportavam estando discrimados o volume total de 22,652m³ de madeira beneficiada do tipo portal e assoalho. Ao ser realizada a cubagem do volume real transportado, aplicando o desconto legalmente previsto, foi mensurado o total de 24,86m³.

Diante dos flagrantes de crime ambiental evidenciados acima, os condutores dos caminhões foram detidos e liberados após a assinatura de Termo Circunstanciado de Ocorrência. Os caminhões com as respectivas cargas de madeira foram apreendidos e disponibilizados ao órgão ambiental competente.

A PRF vem combatendo com bastante rigor o crime ambiental no Pará. Só em 2019 já foram apreendidos mais de 222m³ de madeira ilegal em todo o estado. Ação repressiva visa coibir a extração de madeira de forma ilícita e, assim, contribuir com a preservação da biodiversidade da nossa floresta amazônica.
Por G1 PA — Belém
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP – JORNAL FOLHA DO PROGRESSO no (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) Site: WWW.folhadoprogresso.com.br   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br e/ou adeciopiran_12345@hotmail.com