Primeiros lotes de carne bovina rastreada chegam ao Pará
Foto Reprodução| O Pará avança no avança no fortalecimento da pecuária sustentável, com a chegada ao varejo da primeira carne bovina 100% rastreada produzida no estado, resultado direto do Programa Pecuária Sustentável do Pará. A tecnologia empregada garante o histórico completo da origem do gado, desde as fazendas até a chegada às lojas, e já abastece unidades do varejo alimentar no estado com toneladas de carne rastreada disponíveis aos consumidores.
A iniciativa é uma parceria entre Governo do Pará e a JBS. Para Renato Costa, presidente da Friboi, “a chegada ao varejo da carne que vem do Programa Pecuária Sustentável do Pará é um avanço importante para toda a cadeia produtiva, que reforça o compromisso da nossa indústria com uma produção cada vez mais sustentável e transparente”.
Empresa brasileira do varejo alimentar, o Assaí é uma das que já incorpora esse compromisso com o desenvolvimento sustentável, através de suas unidades em Castanhal, Parauapebas e Belém.
Wlamir dos Anjos, vice-presidente comercial e logística do Assaí, explica que esse compromisso “vai além da oferta de produto”, mas reforça o papel como “agente de transformação e apoio ao desenvolvimento responsável da pecuária no Pará”.
Sustentabilidade e valorização de produtos regionais
Desde 2016, fornecedores de carne bovina com o desenvolvimento de processos, sistemas e iniciativas voltadas à redução de impactos socioambientais na cadeia, especialmente relacionados ao desmatamento, vêm sendo apoiados.
Em 2024, 100% da carne bovina in natura adquirida já era proveniente de empresas com sistemas próprios de geomonitoramento e rastreabilidade de fornecedores diretos. Com o projeto no Pará, a companhia amplia o compromisso, garantindo rastreabilidade completa da origem do gado e reforçando sua atuação responsável e transparente junto a clientes, parceiros e produtores rurais.
“Ao levar as carnes rastreadas aos nossos açougues, estamos conectando sustentabilidade, valorização dos produtores regionais, incentivo de práticas que contribuem para uma pecuária de menor impacto ambiental, além de oferecer uma escolha mais consciente”, complementa Wlamir.
Fonte: DOL e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 27/11/2025/115:17:24
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com