Procon Pará cobra informações de leitos e procedimentos relacionados à Covid-19 nos hospitais particulares

Unidade de saúde particular em Belém. Foto do dia 26 de outubro de 2020. — Foto: Reprodução

Pedido é feito após crescente número de novos casos e reinfecção pelo novo coronavírus no estado.

Hospitais particulares do Pará foram notificados pelo Procon nesta terça (2) para que divulguem informações sobre disponibilidade e ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), reservados para tratamento da Covid-19 e outras doenças. Segundo usuários da rede particular no estado, vários hospitais estão lotados.

Segundo a Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), a solicitação inclui também informações sobre demais atendimentos hospitalares. O G1 solicitou posicionamento do sindicato que representa os hospitais particulares, mas ainda não havia obtido resposta até a última atualização da reportagem.

Rede pública: PA tem aumento nas internações em três meses consecutivos
Os expedientes foram enviados após o crescente número de novos casos e reinfecção pelo novo coronavírus no Pará.

De acordo com o pedido, o Procon pede que sejam enviadas, até quarta-feira (3), em caráter de urgência, informações sobre:

quantitativo de vagas e leitos para tratamento da Covid-19 e suas variantes, outras patologias e pediatria,
índice de ocupação dos leitos de UTI e clínicos,
esclarecimentos de quais tipos de atendimentos estão sendo realizados, se particular, convênios, SUS, planos de saúde,
as especialidades de atendimento,
a tabela de preços de serviços, no caso de atendimento particular,
os procedimentos adotados no atendimento e na triagem,
e horários de atendimento e visitas de acompanhantes às unidades.

O Procon informou que, baseado em normativas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), também pede informações sobre procedimentos e exames que estão sendo autorizados e realizados para detecção do vírus Sars-Cov-2, além dos critérios e prazos para autorização, locais de realização dos referidos procedimentos e exames em todo o estado.

Segundo o diretor do órgão, Luiz Cavalcante, “as solicitações de informações enviadas às unidades hospitalares vão auxiliar no fomento de políticas públicas de combate à pandemia e na busca da garantia de direitos dos consumidores paraenses, com a urgência que o caso requer”.

Por G1 PA — Belém

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

https://www.folhadoprogresso.com.br/prouni-2021-1-inscricoes-para-lista-de-espera-comecam-hoje-01/