Progressense e crianças internada na oncologia do Hospital Regional de Santarém recebem visitas de animais

image_pdfimage_print

Keila de Novo Progresso, em tratamento de leucemia no hospital regional, viu e tocou a primeira vez em um coelho — Foto: Ascom HRBA/Divulgação
Crianças internadas na oncologia do Hospital Regional recebem visita de animais
O projeto ‘Pet terapia’ proporcionou que as crianças tivessem contato direto com um coelho e um cachorro.

Coelho e cachorro em um hospital? Pode parecer estranho, mas esses bichinhos visitaram acompanhantes e crianças internadas no setor de oncologia infantil do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) em Santarém, no oeste do Pará, quarta-feira (17). Através do projeto “Pet Terapia” um coelho e um cachorro estiveram animando e alegrando as crianças que estão em tratamento. Para algumas, foi a primeira vez que tiveram contato com um coelho de verdade.
O projeto acontece no Hospital Regional desde 2016 em parceria com o Centro Universitário da Amazônia (Unama) e tem apresentado muitos benefícios, sendo realizado apenas com as crianças que não possuem contraindicação médica para o tratamento com os pets.
Antes que as crianças tivessem contato com os dois animais, a condição da saúde de cada paciente foi avaliada pela equipe médica que verificou quais crianças poderiam participar da terapia. Os animais também foram higienizados, podendo ser tocados e assim também receber carinho.
A programação tem como objetivo atribuir um novo significado às atividades comemorativas da Páscoa e minimizar o estresse dos pacientes que estão há meses internados.
Segundo a terapeuta ocupacional Ana Paula Ribeiro, durante uma sessão com os animais, os pacientes liberam substâncias como a dopamina, responsável pelo prazer, e endorfina, que proporciona sensação de bem-estar. Além disso, a Pet Terapia promove ganhos emocionais e de interação social. “Com a pet terapia, as crianças aceitam melhor o tratamento e, com essa terapia, fazemos a estimulação sensorial, motora e cognitiva. Então, com uma ação nós conseguimos ter muitos ganhos”, explicou a terapeuta.

Algumas crianças nunca tinham visto e nem tocado em um coelho. O projeto proporcionou o primeiro contato com o animal, como o caso da pequena Keila que veio de Novo Progresso, sudoeste paraense para fazer tratamento contra leucemia e há pouco mais de 3 meses está com o pai vivendo no setor oncológico.
Para o pai de Keila, Antônio Lopes, a rotina de um hospital não é fácil, por isso a visita serviu para aliviar a tensão do dia a dia. “Aqui dentro não é fácil, igual nós que estamos há 65 dias aqui dentro é complicado, e para eles que vivem doentes fazendo tratamento químico ainda é pior. Então, quando têm esses momentos de alegria é importante e bom demais”, destacou com o sorriso no rosto.
Santarém.

Por G1 Santarém — Pará
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

 Crianças que estão em tratamento no setor oncológico infantil recebem visita do projeto pet terapia — Foto: Ascom HRBA/Divulgação

Crianças que estão em tratamento no setor oncológico infantil recebem visita do projeto pet terapia — Foto: Ascom HRBA/Divulgação

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: WWW.folhadoprogresso.com.br   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br e/ou e-mail: adeciopiran_12345@hotmail.com

%d blogueiros gostam disto: