Quase 10 toneladas de drogas foram apreendidas em ações no Pará no primeiro semestre de 2025
Quase 10 toneladas de drogas foram apreendidas em ações no Pará no primeiro semestre de 2025 (Foto: Segup).
As apreensões resultaram de investimentos em tecnologia e equipamentos, além do trabalho das agências de inteligência, investigações e ações integradas pelas forças de segurança
Cerca de 9.893,705 quilos de maconha e cocaína foram apreendidos no Pará, no período de janeiro a junho de 2025.
A interceptação dos entorpecentes representa um aumento de 37,68% no quantitativo, se comparado ao primeiro semestre de 2024, quando 7.185,144 kg de drogas foram apreendidas. Os números resultam de investimentos em tecnologia e equipamentos, além do trabalho das agências de inteligência, investigações e ações integradas pelas forças de segurança do estado.
A quantidade de droga apreendida no primeiro semestre representa 5.092,246 kg de cocaína e 4.801,459 kg de maconha. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (15) pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio da Secretaria-Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac). Segundo Ualame Machado, secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, as estratégias assertivas têm mostrado resultado na desarticulação de grupos criminosos.
“Nós seguimos avançando na desarticulação do tráfico de drogas no Pará, a partir de um trabalho estratégico.
Somente no primeiro semestre de 2025 já apreendemos quase 10 toneladas de drogas, um aumento considerável em relação ao primeiro semestre de 2024, o que demonstra que estamos caminhando para fechar mais um ano com uma apreensão histórica.
Por exemplo, 2024 foi o ano em que tivemos o maior número de apreensões de drogas na história do Pará, com mais de 13 toneladas. Em seis anos e meio de novas estratégias e um trabalho contínuo, conseguimos realizar a apreensão de mais de 50 toneladas de drogas, demonstrando a eficiência que as estratégias de segurança adotadas, desde o início da gestão, estão no caminho certo”, ressaltou.
Resultados históricos
O trabalho investigativo, investimentos em equipamentos, estruturas, qualificação de agentes e ações estratégicas para o enfrentamento ao tráfico de drogas resultaram na maior apreensão de entorpecentes da história do Pará em 2024. No total, foram interceptados 13.239,967 kg de drogas, sendo 10.356,607 kg de maconha e 2.883,360 kg de cocaína. O que demonstra um aumento de 44,53% em relação ao mesmo período de 2023, quando foram apreendidos 9.156,584 kg de drogas – 5.895,234 kg de maconha e 3.261,350 kg de cocaína.
Monitoramento
Segundo o titular da Segup, o Pará tem uma vasta malha fluvial, assim como diversas rotas terrestres, que são pontos utilizados para o escoamento de entorpecentes. Os principais pontos de passagem de drogas são mapeados e analisados diariamente pela Segup, por meio da Siac, em conjunto com as polícias Civil e Militar, que atuam em ações resultantes em grandes apreensões e desarticulação de grupos criminosos.
“Nós mapeamos e monitoramos, por meio das agências de inteligência, pontos estratégicos, o que tem feito toda a diferença nos últimos anos, resultando em grandes apreensões. Quando a droga consegue passar sem ser percebida, monitoramos durante seu trajeto e, posteriormente, conseguimos fazer o flagrante. Um investimento que tem nos auxiliado significativamente nisso são as bases fluviais, que atuam diariamente em rotas específicas, para quem vem de estados como Amapá e Amazonas. Desta forma, estamos sempre bem posicionados e trabalhando em estratégias constantes para coibir e inibir o tráfico no Pará”, enfatizou Ualame Machado.
Fonte: O Liberal e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 16/07/2025/07:00:01
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com