Reavaliação no HRBA renova certificação e o mantém como unidade de excelência no Brasil

image_pdfimage_print

Hospital Regional de Santarém é referência para mais de 20 municípios do oeste do Pará — Foto: Geovane Brito/G1

Hospital recebeu pela primeira vez a certificação ONA 3 em 2015. HRBA é referência e reconhecido com um dos 10 melhores do hospitais públicos do país.

Um dos 10 melhores hospitais públicos do Brasil, o Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém, no oeste do Pará, teve a certificação de excelência renovada após auditoria técnica realizada em janeiro deste ano. A primeira vez que a unidade recebeu a certificação de Acreditado com Excelência ONA 3, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), foi em 2015.

A certificação assegura o padrão de segurança e qualidade no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Na região, o HRBA é referência para pessoas em 28 municípios.

As unidades hospitalares que aderem a este tipo de certificação, passam por auditorias periódicas, onde precisam realizar um diagnóstico objetivo acerca do desempenho de seus processos e atender a requisitos mínimos com foco na qualidade efetiva dos serviços prestados, cumprimentos à legislação, e gestão de excelência.

A entidade que realizou a auditoria foi a Fundação Carlos Alberto Vanzolini, que explicou os motivos da renovação. “Os trabalhos que as equipes realizam visando a segurança do paciente são muito evidentes, por meio das ações, das análises de indicadores, e dos projetos desenvolvidos. Quando avaliamos um hospital nessa região, com as dificuldades que existem para que os projetos sejam levados em frente, ver a direção e o operacional dedicados, a gente não tem como não evidenciar isso”, disse a enfermeira avaliadora, Angelina Helena Francisco.

hopital3

Desde 2008 o HRBA tem evolução constante em certificações — Foto: HRBA/Divulgação

Certificações

Desde 2008 a unidade tem evolução constante em certificações. A acreditação do HRBA iniciou em 2012, quando conquistou a certificação ONA 1 – Acreditado. Em outubro de 2013, apresentou um significativo crescimento e evolução de serviços, conquistando a ONA 2 – Acreditado Pleno e, em 2015, se tornou o primeiro hospital público da região Norte a obter o mais alto nível, ONA 3 – Acreditado com Excelência. A unidade já conquistou a recertificação ONA 3 em 2018, e desde então, passa por avaliações periódicas mantendo sempre o reconhecimento.

A jovem Jhéssica Amanda Silveira, de 20 anos, está em tratamento no HRBA desde o início de dezembro de 2019, contra um câncer que se originou de uma gravidez molar. “Estou sendo muito bem tratada no hospital, os funcionários são anjos enviados por Deus e devido a esse tratamento, eu estou curada. Todos as pessoas que atendem aqui são de excelência, são ótimos. Estou me sentindo num hotel cinco estrelas”, afirmou.
hospital3
Reconhecido como um dos dez melhores hospitais públicos do Brasil, o Hospital Regional de Santarém realizou 869.701 mil atendimentos em 2019 — Foto: Ascom HRBA/Divulgação

Saúde na Amazônia

O HRBA está localizado em Santarém, município 1.222 km distante da capital, e que possui uma expressiva concentração de população vivendo às margens dos rios, com diversas regiões com dificuldade de acesso via terrestre. Fatores que tornam a gestão em saúde na região amazônica, um desafio.

Enquanto nas regiões mais desenvolvidas do País, muitas unidades precisam, por exemplo, de medicamentos e tem a possibilidade de conseguir no mesmo dia, o HRBA para assegurar o suprimento adequado para uma assistência efetiva ao paciente, precisa trabalhar com estoque de pelo menos 40 dias.

“A logística geográfica é muito difícil, e a gestão tem de ser muito eficiente para vencer as grandes distâncias e garantir a qualidade. Para o HRBA, manter esta certificação exige uma atenção redobrada em todos os processos”, ressalta o diretor Hospitalar, Hebert Moreschi.

Números em 2019

Reconhecido como um dos dez melhores hospitais públicos do Brasil, o Hospital Regional de Santarém realizou 869.701 mil atendimentos em 2019, entre internações, cirurgias, consultas, exames e urgência e emergência.

A unidade já realizou 56 transplantes de rins e alcançou a marca de 131 órgãos captados. O HRBA presta serviço 100% referenciado, atendendo a demanda originária da Central de Regulação do Estado, sendo referência no Norte do Brasil quando o assunto é tratamento de câncer. Também é referência no ensino e pesquisa, sendo credenciado pelos Ministérios da Saúde e da Educação.

Por G1 Santarém — Pará

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: WWW.folhadoprogresso.com.br   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br e/ou e-mail: adeciopiran_12345@hotmail.com

 

 

%d blogueiros gostam disto: