Receita de serviços cresceu apenas 1,3% no Pará

Novembro de 2014 registrou o quarto menor índice do País

O índice de receita dos serviços disponíveis à população do Pará, como transporte urbano, agências de notícia, correio e alimentação, perdeu mais ritmo de crescimento entre novembro de 2013 e novembro de 2014. O percentual de evolução do indicador no período, medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), foi registrado em apenas 1,3% – o quarto menor desenvolvimento do País. Na avaliação dos meses de setembro a taxa de flutuação do índice foi de 9,3% e nos meses de outubro o desenvolvimento foi observado em 5,7%. A PMS foi divulgada ontem e publicada no portal do IBGE.

Ainda de acordo com a pesquisa, o desenvolvimento do índice paraense foi de 3,7% até novembro e de 4,2% nos 12 meses anteriores. Segundo nota publicada no site do IBGE, pelo setor de Comunicação Social, em novembro, o setor de serviços nacional registrou um crescimento nominal de 3,7%,na comparação com igual mês do ano anterior, sendo inferior às taxas de outubro (5,2%) e setembro (6,4%). Os serviços prestados às famílias apresentaram crescimento de 4,4%; os serviços de informação e comunicação, de 1,0%; os serviços profissionais, administrativos e complementares, de 6,6%; transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio, de 3,9%; e outros serviços, de 6,4%. As taxas acumuladas no ano e em 12 meses foram 6,2% e 6,4% respectivamente.

O resultado de 1,0% registrado nos serviços de informação e comunicação (inferior às taxas de 2,1% de outubro e 2,7% de setembro) combinado com a taxa de 6,6% registrada nos serviços profissionais, administrativos e complementares (inferior às taxas de 11,3% de outubro e 11,0% de setembro) foram os fatores que mais contribuíram para que o resultado do mês de novembro se situasse em um patamar inferior ao de outubro e no menor patamar da série iniciada em janeiro de 2012.

Os serviços de informação e comunicação têm o maior peso na estrutura de formação da taxa global da PMS (35,7%), mas reduziram sua participação relativa de 13,5% em outubro, para 8,1% em novembro. Da mesma forma, os serviços profissionais, administrativos e complementares, com peso de 20,5%, recuaram sua representatividade de 44,2% em outubro, para 37,9% em novembro. Embora com menor peso na estrutura do setor de serviços, apresentaram também diminuição de participação os serviços prestados às famílias, de 9,6% para 8,1%, e os outros serviços, de 13,5%, para 10,8%. Os transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio, com peso de 30,7%, ampliaram a participação relativa de 19,2%, para 35,1%.

Regionalmente, no mês de novembro, as maiores variações do índice ocorreram na Bahia (16,3%), no Ceará (9,1%) e em Alagoas (8,5%). As menores taxas positivas de crescimento foram registradas em Pernambuco e Mato Grosso do Sul (ambas com 0,8%), Goiás (1,1%) e Pará (1,3%). Apresentaram variações nominais negativas as seguintes unidades da federação: Amapá (-5,3%), Roraima (-3,4%), Rondônia (-3,2%) e Mato Grosso (-2,1%).

A PMS, primeiro indicador conjuntural mensal que investiga o setor de serviços no país, abrange as atividades do segmento empresarial não financeiro, exceto os setores da saúde, educação, administração pública e aluguel imputado (valor que os proprietários teriam direito de receber se alugassem os imóveis onde moram).

PREOCUPAÇÃO

canadian pharmacy safe buy dapoxetine online cheap dapoxetine order buy generic dapoxetine 60 uk dapoxetine 60 by mail order buy dapoxetine 

A desaceleração do setor de Serviços é preocupante devido ao peso que a atividade tem no mercado de trabalho, alertou Fabio Bentes, economista sênior da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). “O setor é o maior empregador e responde também por mais da metade da criação de vagas nos últimos anos”, ressaltou Bentes. As informações são da Agência Estado.

O economista da CNC acredita que o mau momento do segmento deve começar a se espalhar para a economia brasileira. “Com menos renda e menos vagas criadas, a ajuda que o setor vai dar para a economia em termos de crescimento econômico tende a ser menor”, ponderou.

11 dec 2013 … canadian pharmacy valacyclovir buy valtrex. online pharmacy high quality

“Os serviços passam por uma desaceleração provocada por uma redução no consumo das famílias, um consumo menor das empresas principalmente industriais e até do governo, que estão cortando seus custos e demandando menos serviços”, explicou Roberto Saldanha, técnico da Coordenação de Serviços e Comércio do IBGE. “Os serviços acompanham as encomendas da indústria, do governo, do comércio. Quando as encomendas estão reduzidas, refletem aqui (na pesquisa)”.

O IBGE avalia que é a própria perda de força da atividade que tem afetado os serviços. O ramo de publicidade e pesquisa de mercado, por exemplo, recuou 5,8% em novembro. “Quem anuncia na mídia são empresas, e elas começam a cortar gastos em publicidade e propaganda”, apontou Saldanha.

doxycycline rosacea dosage doxycycline for acne youtube doxycycline without prescription

Fonte: ORMNews.

zoloft is used for treating depression or obsessive-compulsive disorder (ocd). buy zoloft . package, per pill , price , savings, bonus, order. 100mg ? 30 pills 

Publicado por Folha do Progresso fone para contato Cel. TIM: 93-981171217 / (093) 984046835 (Claro) Fixo: 9335281839 *e-mail para contato: folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br 11 mar 2010 … who does this site recommend to buy valtrex online? …. ingredient is a chemical