Resgate de brasileiros no Caribe deve ocorrer na tarde desta terça

Avião da FAB irá à ilha de St. Martin após furacão Irma

O resgate de brasileiros que estão ilhados no Caribe devido ao furacão Irma deve ocorrer na tarde desta terça-feira. Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) irá à Ilha de St. Martin, no Caribe, para fazer o resgate. O Itamaraty ainda negocia com o Reino Unido a possibilidade de a aeronave passar também na ilha de Tortola, local em que também há brasileiros no momento.

Miami Beach após a passagem do furacão IrmaEnviado especial mostra Miami Beach após a passagem do furacão Irma

Ator Robert De Niro participa de evento de caridade em Nova YorkAtor Robert de Niro perde seu resort de luxo para furacão Irma no Caribe

Bilionário Richard Branson divulgou no site do grupo Virgin imagens da destruição do furacão IrmaBilionário Richard Branson mostra resort destruído em ilha particular

Em nota divulgada nesse domingo, o Itamaraty informou que 60 brasileiros estavam em ilhas do Caribe afetadas pelo furacão Irma, sendo 32 deles em St. Martin, somando os lados holandês e francês. O governo brasileiro está em contato com autoridades de França, Holanda e Reino Unido para tratar da operacionalização do resgate.

O Itamaraty ressalta que o número de brasileiros que voltarão no avião da FAB vai depender de diversos fatores, uma vez que alguns podem ter conseguido outra forma de deixar o local e pessoas que ainda não tinham feito contato poderão solicitar o transporte. Devido a esses detalhes operacionais e à dificuldade de se precisar o número de resgatados, somente poucas horas antes do avião decolar o plano de voo será fechado.

DEVASTAÇÃO NO CARIBE

O Irma causou grande devastação em muitas ilhas do Caribe e deixou quase 40 mortos na sua passagem pela área: 10 na parte francesa e quatro na área holandesa de Saint Martin, quatro nas Ilhas Virgens americanas, seis nas Ilhas Virgens britânicas e no arquipélago de Anguilla, dois em Porto Rico e um em Barbuda.

Cuba, onde 10 pessoas morreram, registrou fortes inundações no litoral noroeste, de Matanzas a Havana, com ondas de entre 6 e 9 metros, informou o Instituto de Meteorologia cubano. A água do mar, que atingiu o simbólico Malecón, avançou 500 metros na capital. Ao menos 1,5 milhão de moradores abandonaram suas casas na ilha, onde os ventos derrubaram árvores e postes de energia elétrica.

Nesta segunda-feira, o furacão Irma perdeu força e foi rebaixado a tempestade tropical na sua passagem pela Flórida em direção à Georgia. Os ventos fortes arrasaram, porém, grande parte do estado, provocando recordes de chuvas em algumas áreas. Enquanto isso, cerca de 5,7 milhões de pessoas estão sem energia elétrica — ou seja, cerca de 58% dos lares e 30% da população estão sofrendo com os cortes de luz. Além disso, os prejuízos nos EUA somados aos provocados pelo furacão Harvey podem chegar a US$ 100 bilhões.

Fonte: ORMNews.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br