Reunião com lideranças, em Brasília, estabelece estratégias para criação do Estado do Tapajós

image_pdfimage_print

(Foto:Reprodução)-Reunião com lideranças em Brasília.

Presidente do ICPET e Vereadores de Itaituba e Santarém se reuniram com Deputado Federal para definir redação do pedido de plebiscito.

Reunião do Instituto Cidadão Pró-Estado do Tapajós – ICPET, no Congresso Nacional, em Brasília, teve a participação de representantes da região do Tapajós com o Deputado Federal Airton Faleiro, para definir redação do pedido de plebiscito. Além disso, ainda em Brasília, deve ser feita a coleta de 200 assinaturas de deputados federais favoráveis ao pedido.
reuniao tapajos.png2Foto:Reprodução/Reunião com lideranças em Brasília.

Participaram da reunião estratégica: Dep. Airton Faleiro, Presidente do ICPET Jean Carlos Leitão, Vereador Didi Feleol de Santarém, Vereador Diego Mota de Itaituba, Vereador Tadeu Cunha de Santarém e o Assessor Parlamentar do ICPET, Edward Luz.
A pedido do Instituto Cidadão Pró-Estado do Tapajós (ICPET), o deputado Airton Faleiro apresentou, na Câmara dos Deputados, Projeto de Decreto Legislativo (PDC) para a convocação de novo plebiscito para a criação do Estado do Tapajós. O movimento já tem mais de 400 mil assinaturas de pessoas apoiadoras da criação do Novo Estado e agora se inicia uma articulação dentro da Câmara Federal para apoiamento do PDC. Para iniciar a tramitação no Congresso Nacional, a partir da Câmara, a matéria necessita da assinatura de no mínimo 171 deputados.

Na reunião realizada na última quarta-feira (24), no gabinete do deputado federal Airton Faleiro em Brasília, estiveram presentes representantes do ICPET e lideranças políticas da região, como o vereador de Itaituba Diego Mota. Foram definidas estratégias para a criação do Estado e definida a redação do pedido de plebiscito, que deve ser apresentado em breve na Mesa Diretora que deve enviar para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.

“A criação de um novo estado é um anseio antigo da população, especial do Baixo Amazonas, como parlamentar eleito, é meu dever ouvir as demandas e indicar soluções para que esse projeto obtenha êxito”, disse Airton Faleiro.

Luta de mais de um século

Um plebiscito foi realizado em todo o Pará no ano de 2011, após uma grande articulação do movimento no Congresso Nacional. Mais de 90% da população da região diretamente interessada foi favorável à criação do Estado, com votação concentrada em municípios como Santarém, cuja votação foi de quase 99% favorável.

O fato deixa claro que a política de criação de novos estados no Brasil, especialmente se tratando de Amazônia, precisa ser levantada na Casa Legislativa e pelos parlamentares da região. As condições de infraestrutura e logísticas, centralização de decisões por parte na região metropolitana, distribuição orçamentária e especificidades culturais, embasam a luta pela criação do Tapajós há mais de um século, ganhando mais força a partir da Constituinte de 88, com a criação de novos estados, e o arquivamento do projeto do Estado do Tapajós.

Fonte: JK/Portal Giro .

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: WWW.folhadoprogresso.com.br   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br e/ou e-mail: adeciopiran_12345@hotmail.com

%d blogueiros gostam disto: