Saiba tudo sobre o 2º eclipse solar do ano, que ocorre neste domingo (21)

Foto:Reprodução | Fenômeno poderá ser visto apenas de maneira parcial no planeta Terra

O segundo eclipse solar de 2025 ocorre ainda neste mês, em 21 de setembro, a partir das 14h30 (no horário de Brasília). Poderá ser observado de maneira parcial da Nova Zelândia, da costa leste da Austrália, de algumas ilhas do Pacífico e de partes da Antártica. Infelizmente, não será visível do Brasil.

O eclipse deste mês será visível apenas de maneira parcial, o que quer dizer que ele não poderá ser visto de maneira total em nenhum lugar do mundo. Mesmo que não seja possível observar o eclipse solar parcial no Brasil, o portal Time and Date vai transmitir o fenômeno ao vivo em seu canal do YouTube.
Como ocorre um eclipse parcial do Sol?

Um eclipse solar parcial ocorre quando a Lua se posiciona entre o Sol e nosso planeta, cobrindo uma parte do astro com sua sombra, que fica parecendo uma “mordida” no Sol.

O fenômeno pode ser dividido em três fases:

Início: quando a Lua começa a se mover sobre o disco solar.
Máximo: o eclipse atinge sua magnitude máxima, ou seja, a “mordida” no Sol é maior que em qualquer outro momento do eclipse.
Fim: a Lua segue seu caminho e deixa de cobrir o Sol.

Um eclipse total do Sol ocorre quando a Lua, o Sol e a Terra se posicionam perfeitamente em uma linha reta, possibilitando que a Lua bloqueie praticamente todos os raios solares que chegariam na Terra e fazendo com que o dia vire noite por alguns minutos.

No eclipse parcial, os três corpos celestes não se alinham de maneira perfeita, pois a parte central da sombra da Lua – aquela que causa o eclipse total – não atinge a Terra, fazendo com que todos vejam o eclipse apenas de maneira parcial em nosso planeta.

Segundo informações da Nasa, eclipses solares parciais ocorrem pelo menos duas vezes por ano em algum local da Terra. Já os eclipses solares totais acontecem, em média, a cada 18 meses em algum lugar do planeta – dificilmente no mesmo.

 

Fonte: CNN e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 20/09/2025/08:00:00

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com