Santarém é certificada como área livre de aftosa

image_pdfimage_print

Além do Pará, a febre aftosa foi considerada erradicada com vacinação nos estados de Alagoas, Maranhão, Paraíba, Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, parabenizou a atuação do governo do Pará no cuidado e manejo com o gado. Ações essas que, segundo ele, resultaram na erradicação da febre aftosa na região do Baixo Amazonas. O ministro visitou Santarém, no oeste paraense, na tarde desta quarta-feira, 18, onde participou, na sede do Sindicato Rural local (Sirsan), da entrega simbólica de certificado ao município e da abertura da Feira Agropecuária da cidade. A cerimônia contou com a presença do secretário de Estado de Agricultura, Andrei Gustavo Castro, o diretor geral da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), Sálvio Freire, e o prefeito Alexandre Von, entre outras autoridades.

“O fortalecimento da defesa agropecuária brasileira, consolidada na parceria do Ministério da Agricultura com os estados, assegurou ao norte do Pará o status ‘livre de aftosa’. Isso vai trazer valor agregado, emprego e renda ao estado e, consequentemente, à agricultura do país”, declarou Geller.

No último dia 29 de maio, o governador Simão Jatene esteve em Paris, França, participando da 82ª Assembleia Geral da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Lá, ele recebeu da OIE a certificação que declarou o Baixo Amazonas ‘livre de aftosa com vacinação’.

O titular da Sagri destacou o esforço conjunto para que a certificação pudesse acontecer. “Esse avanço só foi possível graças a uma parceria entre governo do Estado, governo federal e os criadores. O nosso governador não mediu esforços para garantir aos agentes de defesa e às secretarias condições para que todo o trabalho fosse desenvolvido”, detalhou, anunciando que em breve voltará ao Baixo Amazonas para fazer a entrega de patrulhas mecanizadas.

Além do Pará, a febre aftosa foi considerada erradicada com vacinação nos estados de Alagoas, Maranhão, Paraíba, Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e Pernambuco. Segundo o ministro da Agricultura, o novo status permitirá o fortalecimento do setor, especialmente no que concerne à comercialização de carne bovina. “A população precisa de emprego e renda e o setor produtivo agropecuário está proporcionando isso”, frisou Geller.

Para o prefeito de Santarém, Alexandre Von, a certificação fará com que a atividade pecuária cresça ainda mais. “Ações como essa garantem o fortalecimento do setor, atraindo mais investimentos, além de promover a geração de renda, emprego e oportunidades de novos negócios para Santarém e toda essa região do Baixo Amazonas”.

O diretor da Adepará ressaltou que agora o desafio do governo do Pará é manter a condição que lhe foi certificada. “Foi difícil chegar aqui, mas podem ter certeza que empenharemos todos os esforços para que o estado se mantenha firme nessa posição”, declarou Sálvio Freire.

Por: Agência Pará

Publicado por Folha do Progresso fone para contato Cel. TIM: 93-81171217 / (093) 84046835 (Claro) e-mail para contato: folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: