Secretária de Meio Ambiente investiga mortandade de peixes no rio Santa Julia

Uma série de peixes mortos boiando no rio Santa Julia, na semana passada, despertou a curiosidade de um pescador que acionou a fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), em Novo Progresso, para que haja uma fiscalização imediata.

Na manhã de sexta feira (21/07), após receber a denúncia, a analista Ambiental (Bióloga) e fiscais da SEMMA-NP estiveram no rio verificando in locu, aonde se depararam coma vários peixes mortos das espécies, piau, mandubé, mandi, cara, etc…riosantajulia2

A bióloga da Semma (Secretaria Municpal de Meio Ambiente) Sara Milhomens informou que será feita a coleta da água e enviado ao  Laboratório para análise e saber o real motivo da mortandade dos peixes, suspeita-se de contaminação por fungos ou bactérias e talvez por produtos químicos despejados na água.

Segundo informações coletada na SEMMA-NP foram encontrados mais de 50 exemplares mortos. Os peixes já estavam inchados e exalando mau cheiro. Os técnicos e fiscais vão percorreu o leito do rio Santa Julia para verificar alguma anormalidade e fazer a coleta da água em vários pontos do rio.

A situação dos peixes boiando despertou a curiosidade de pescadores. Até mesmo turistas que passavam pelo local no final de semana e viram aquela cena e ficaram perplexos pela quantidade de peixes mortos.

“Espero que esse assunto seja apurado e caso seja o motivo contaminação por algum garimpo ilegal ou outra situação, que não fique em vão, porque não podem agredir o meio ambiente assim e não acontecer nada”, comentou um turista indignado que preferiu não ser identificado.riosantajulia1

Outra situação relatada que está acontecendo no rio Santa Julia ao lado da ponte na BR-163 é a quantidade de sujeira (latas, sacolas plásticas, garrafas pet) e a ossada de gado jogadas no rio.

riosantajulia4

Segundo a SEMMA-NP a fiscalização vai passar pelos comércios da Comunidade Santa Julia que trabalham com açougue, para verificar está situação.

A secretaria municipal de meio ambiente emitirá um documento ALERTANDO para não pescarem ou consumirem o peixe do rio Santa Julia, até que seja detectado os problemas que estão ocorrendo na água e ocasionando a morte dos peixes.riosantajulia3

Fonte: Redação Jornal Folha do Progresso – Fotos: SEMMA-NP

 “Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br