Secretário de Segurança garante reativação da Base Candiru para combater tráfico de drogas no oeste do Pará

image_pdfimage_print

Secretário de Segurança do estado, Ualamo Machado-Foto: Dominique Cavaleiro/G1
Secretário Ualame Machado falou ao G1 sobre principais pontos de combate à criminalidade na região oeste do Pará.

O secretário de Segurança do Estado do Pará garantiu que a Base Candiru, será reativada ainda em 2019, em Óbidos, oeste do Pará, como aliada no combate ao tráfico de drogas. Em visita a Santarém, Ualame Fialho Machado falou ao G1 sobre as ações do Estado no combate à criminalidade na região.

De acordo com o secretário, a região é uma das que apresenta o menor índice de criminalidade. Independentemente disso, a Secretaria de Segurança tem focado em identificar onde estão os maiores acontecimentos. “Identificando essas áreas, podemos focar mais o nosso efetivo. Tivemos recentemente a troca do comando do CPR-1 e estamos alinhados para que a gente possa repassar os dados que temos de forma estratégica, dizendo onde é que deve ser o foco, ainda mais”, contou.

Para Ualame, a reativação da Base Candiru na forma de flutuante será muito importante para desenvolver as ações de combate ao tráfico de drogas não só na região Baixo Amazonas, como no Estado e no Brasil, uma vez que o Rio Amazonas é uma das portas de entrada para o entorpecente que é distribuído para o tráfico.

“Temos alguns órgãos que atuam na região de Óbidos, porém sem ser na base flutuante como era, abordando todas as embarcações que passavam. Assim é possível fazer a fiscalização tanto na parte fiscal mesmo, quanto o policiamento. A gente sabe que o rio Amazonas é um dos principais corredores de drogas do Brasil, então imaginamos que esse ponto específico da reativação da base Candiru seja de suma importância para a redução do tráfico de drogas”, contou.

O secretário reconheceu que os órgãos de segurança do estado estão trabalhando com o efetivo aquém da necessidade da região. A expectativa é que mais 400 policiais civis do último concurso sejam chamados, além de novos 500 policiais militares que serão formados até junho, reforçando o policiamento na região.

“Não só para a Polícia Civil, como a Militar e o centro de perícias Renato Chaves todos eles apresentam o número muito aquém da necessidade. A polícia civil está trabalhando com a metade do efetivo que deveria ter, tá perdendo efetivo com as aposentadorias”, completou.

Ualame Fialho acompanha a comitiva do Governo do Estado que está sediado em Santarém desde a quarta-feira (20) com o Programa “Governo por todo o Pará”. Na manhã desta quarta-feira, ele participou do Programa Mesa Redonda da 94 Fm, juntamente com o secretário de Saúde, Alberto Beltrame e a secretária de Educação, Leila Freire.

 Por: Dominique Cavaleiro, G1 Santarém — PA

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: WWW.folhadoprogresso.com.br   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br e/ou e-mail: adeciopiran_12345@hotmail.com

%d blogueiros gostam disto: