SEJA PRO+ abre 2.400 vagas gratuitas de EJA profissionalizante
Foto: Divulgação | O Pará passa a integrar o programa SEJA PRO+ Trabalho e Emprego, lançado nesta quinta-feira (28) pelo SESI Pará, Conselho Nacional do SESI e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
A iniciativa oferece 2.400 vagas gratuitas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) Profissionalizante, unindo ensino básico e formação técnica em áreas estratégicas da indústria.
O evento de lançamento ocorreu na sede da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), em Belém, e contou com a presença de autoridades, representantes do setor produtivo e estudantes interessados em retomar os estudos.
Inicialmente, o programa será implantado em 11 municípios: Ananindeua, Altamira, Belém, Barcarena, Bragança, Castanhal, Icoaraci, Marabá, Paragominas, Santarém e Santa Izabel. As inscrições devem ser abertas na primeira quinzena de setembro, no site do SESI Pará.
Entre os cursos ofertados estão: almoxarife, assistente de logística, controlador e programador de produção, eletricista predial e industrial, instalador hidráulico, mecânico de motocicletas, refrigeração residencial e manutenção de máquinas industriais. O programa tem duração de 14 meses e inclui bolsa auxílio para os estudantes.
Educação e cidadania
Para o presidente da FIEPA, Alex Carvalho, a iniciativa reforça o papel da educação como instrumento de transformação social. “A EJA é um dos programas mais importantes diante da realidade do Pará, pois alia formação profissional a impacto social. Queremos preencher todas as vagas abertas pelo programa e transformá-las em oportunidades reais de mudança”, afirmou.
Já o presidente do Conselho Nacional do SESI, Fausto Augusto Junior, destacou a importância de levar jovens ao mercado formal. “Nosso objetivo não são apenas 2.400 alunos, mas 2.400 jovens empregados, preferencialmente na indústria, com melhores condições de vida e renda”, disse.
O secretário Nacional da Juventude, Ronald Sorriso, lembrou que o país atravessa um momento de mudança na política voltada à juventude, o que exige políticas voltadas à juventude. “Hoje, mais de 9 milhões de jovens não concluíram os estudos. O SEJA PRO+ busca justamente não deixar ninguém para trás.”
Novas perspectivas
Durante a cerimônia, o ex-aluno da EJA, Rodrigo Pereira, relatou sua experiência. “Voltei a estudar depois de 17 anos. Hoje tenho curso de almoxarife e mais seis qualificações. O programa mudou minha vida e espero que inspire outros jovens a buscar novas perspectivas”, disse.
De acordo com o MTE, o público-alvo são jovens de 18 a 29 anos que interromperam os estudos, muitos em situação de vulnerabilidade. No Pará, 44% dessa faixa etária vivem abaixo da linha da pobreza e cerca de 603 mil não estudam nem trabalham.
Inscrições
O processo de inscrição será divulgado pelo SESI Pará nas primeiras semanas de setembro. Ao final do curso, os estudantes concluirão o ensino básico junto à formação profissional do SENAI, ampliando as chances de inserção no mercado de trabalho.
Fonte: diariodopara e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 29/08/2025/07:00:14
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com