SEMMA-NP realiza reunião com a Colônia dos Pescadores Z-73 sobre o período da Piracema

image_pdfimage_print

A Secretaria do Meio Ambiente de Novo Progresso realizou hoje (14/11) uma reunião com os pescadores da Colônia Z-73 no auditório da secretaria.

Como a Piracema começa amanhã (15/11) e termina no dia (15/03/2017), o secretário Juliano Simionato viu essa reunião de suma importância para conscientizar os pescadores da importância de respeitar este período de reprodução dos peixes.

palestra1A Bióloga Sara Milhomens falou aos pescadores que o defeso é uma medida que visa proteger os organismos aquáticos durante as fases mais críticas de sues ciclos de vida, como a época de reprodução ou ainda do seu maior crescimento. Dessa forma, o período de defeso favorece a sustentabilidade do uso dos estoques pesqueiros e evita a pesca quando os peixes estão mais vulneráveis à captura, por estarem reunidos em cardumes. Sara disse ainda que este período serve para assegurar a renovação  e garantir o ciclo de vida dos peixes para os próximos anos, então a importância de se respeitar, finalizou.

A assessora jurídica Ellen falou sobre as penas de quem desrespeitar este período da piracema, que pode gerar multa que podem variar de R$ 1.000,00 a R$ 100.000,00, ou detenção previstos nas leis estadual e federal. Quem for pego pescando com malhadeiras, espinhel, tarrafas, fisga, etc.., terá o material e o pescado apreendido, sendo que o individuo será encaminhado para a Delegacia de Policia aonde responderá criminalmente pela pesca ilegal.

A fiscal Ambiental Patricia explicou sobre as espécies que estão proibidas  neste período, quepalestra3 somente a pesca para sobrevivência dos que necessitam está permitida com a quantidade de 10 Kg mais um exemplar e no rio Jamanxim desde que esteja fora da zona de limitação de atividade pesqueira do rio Jamanxim. Patricia informou ainda que a fiscalização vai ser continua nos rios do município neste período e quem não cumprir a lei será autuado e o material apreendido.

palestra2O secretário Juliano Simionato falou sobre o Decreto 018/2010 que fala sobre a zona de limitação da atividade pesqueira no rio Jamanxim aonde protege a partir de um ponto central que é a Praia da Liberdade, 5 Km descendo o rio, 5 Km subindo o rio e o braço do rio que forma uma lagoa. Neste trecho independente de Piracema é extremamente proibido usar malhadeiras, tarrafas, covos, fisga e espinhel, para garantir a manutenção da pesca de subsistência, bem como o apoio ao desenvolvimento da pesca esportiva sustentável, e que fora desta zona de limitação pode se pescar apenas com varas e linhas de mão obedecendo os limites e espécies de peixes.

Informou também que as vendas de peixes e supermercados serão fiscalizados quanto as espécies de peixes que estão sendo vendidos e que estão estudando a possibilidade de exigir o cadastro do estoque dos peixes na SEMMA-NP para que seja feito uma maior controle neste período da Piracema, finalizou.

Após a palestra os pescadores fizeram várias perguntas aonde foram todas  respondidas e tirado todas as dúvidas.

A fiscalização esteve no rio Jamanxim na última sexta-feira (11/11) aonde encontraram vários pescadores com redes, os fiscais orientaram os mesmos quanto a proibição e que da próxima vez será apreendido todo o material. E foi feito a apreensão de um espinhel que atravessava o rio de um lado para o outro, não foi encontrado o dono do material apreendido no local.

Malhadeira usada para pesca. Os fiscais ambientais do Município de Novo Progresso orientaram os pescadores que é proibido caso sejam pegos novamente será apreendido.
Malhadeira usada para pesca. Os fiscais ambientais do Município de Novo Progresso orientaram os pescadores que é proibido, caso sejam pegos novamente será apreendido.
espinhel1
Espinhel apreendido pelos fiscais Ambientais no rio Jamanxim. O dono não foi encontrado no local.

 

 

 

Fonte: Redação Jornal Folha do Progresso – Fotos: SEMMA-NP

 “Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: