Senado aprova uso da fosfoetanolamina, a ‘pílula do câncer

image_pdfimage_print

to jul 30, 2012 – buy amoxil online, amoxicillin strep throat adults, side effects of amoxicillin diarrhea dogs amoxicillin vomiting diarrhea amoxicillin buy estrace dec 8, 2013 – buy prednisone online cipro flagyl advair diskus sales cost of advair diskus in canada purchase fluticasone cipro without prescription now if you need an effective fda approved medication. consult your doctor about possible side effects before ordering  in uk – purchases were made with online drugstores. to buy estrace in uk : online licensed drugstore. order estrace on line – dont waste your 

Cápsulas de fosfoetanolamina: sem registro para ser distribuído como medicamento – Reprodução/InternetCápsulas de fosfoetanolamina: sem registro para ser distribuído como medicamento – Reprodução/InternetBrasília — O Senado aprovou ontem à noite o projeto de lei que permite a produção e distribuição da fosfoetanolamina sintética, a “pílula do câncer”. A substância vinha sendo estudada por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), mas ainda não foi regulamentada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A proposta analisada pelo Congresso permite a venda do produto, até que se concluam as pesquisas sobre seu uso. Apesar de polêmico, o projeto foi aprovado rapidamente pelos senadores e agora vai à sanção da presidente Dilma Rousseff.

O texto aprovado permite que a fosfoetanolamina seja usada — desde que sob orientação médica e com consentimento do paciente — mesmo antes da conclusão dos estudos que servirão para a Anvisa analisar o pedido de registro definitivo da substância como medicamento.

— Ninguém aqui tem o direito de não deixar as pessoas tentarem se salvar. Não temos esse direito — disse o senador Omar Aziz (PSD-AM). — Enquanto os experimentos estão sendo feitos, nós não temos o direito de negar àqueles pacientes que estão com câncer terminal a utilização dessa “pílula do câncer”.

A proposta foi aprovada na Câmara dos Deputados no início do mês, com a assinatura de 26 parlamentares. A estimativa é de que ela entraria na pauta do Senado apenas em abril.

APROVAÇÃO EM TRÊS MINUTOS

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), colocou a proposta em debate e não houve discussões — sua aprovação foi anunciada após três minutos. Pouco antes, na mesma sessão, os senadores avaliaram a urgência do projeto e concluíram que ele deveria ser votado ontem mesmo.

Mesmo aclamado pelo Congresso, a fosfoetanolamina não teve boa performance em testes divulgados na última semana pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. De acordo com o exame, a substância não apresenta atividade citotóxica nem antiproliferativa, ou seja, é incapaz de destruir células infectadas por vírus, bactérias ou outros parasitas. O órgão afirma que vai investir até R$ 10 milhões para custear as etapas iniciais das pesquisas.

O governo estadual de São Paulo pretende iniciar na semana que vem a produção da “pílula”. Ontem, um laboratório em Cravinhos, no interior paulista, recebeu as máquinas necessárias para a produção do primeiro lote, que deve gerar cerca de 350 mil cápsulas.

Os cientistas têm se posicionado contra a “pílula do câncer”, afirmando que a falta de regulamentação da Anvisa inviabilizaria sua classificação como medicamento, já que sua eficácia, dosagem e efeitos colaterais ainda são desconhecidos. Estima-se que a realização de todos os ensaios clínicos necessários durariam pelo menos quatro anos.

Por O Globo

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981151332 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)  (093) 35281839  E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: