Senador Jader Barbalho destina emenda de R$ 5 milhões para construção do Centro de Prevenção do Hospital de Amor em Santarém
Senador Jader Barbalho reunido com o dep. fed. Henderson Pinto, Vereador Alexandre Maduro, Roberto Branco e Narjara Dantas da SOAHAMOR — Foto: Divulgação
Com a emenda, a Soahamor inicia a fase de planejamento para a implantação do Centro de Prevenção, que deverá atender pacientes de Santarém e de outras cidades da região amazônica.
O senador Jader Barbalho (MDB-PA) destinou uma emenda parlamentar no valor de R$ 5 milhões para a construção do Centro de Prevenção do Hospital de Amor em Santarém, oeste do Pará, por meio da Sociedade de Amigos do Hospital de Amor em Santarém (Soahamor). O recurso será aplicado na estruturação de serviços voltados ao rastreamento e diagnóstico precoce do câncer.
“No Pará, a realidade é ainda mais preocupante: enquanto o câncer de mama e de próstata se mantêm no topo das estatísticas, o de colo do útero aparece com taxas superiores à média nacional. Estima-se que o Estado registre cerca de 800 novos casos anuais desse tipo de tumor. Esse cenário pressiona o Sistema Único de Saúde (SUS) e expõe a urgência de políticas públicas eficazes de prevenção, diagnóstico precoce e acesso ao tratamento”, afirmou Jader em publicação feita em sua rede social oficia.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), referência em oncologia na região, registrou 794 novos casos de câncer em 2023. A unidade atende pacientes de 29 municípios do oeste do Pará, oferecendo consultas, cirurgias, quimioterapia e radioterapia.
Entre 2020 e julho de 2024, o HRBA registrou 148 novos casos de câncer de pulmão, sendo 140 de pacientes de Santarém.
Articulação
A agenda foi articulada pelo presidente da Soahamor, Roberto Branco, e pela vice-presidente Narjara Dantas, em parceria com o deputado federal Henderson Pinto e o vereador Alexandre Maduro.
Para Narjara, a destinação representa um avanço esperado pela comunidade. “Esse recurso vai possibilitar que milhares de pessoas tenham acesso à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer. É um passo importante para Santarém e municípios vizinhos”, avaliou.
O deputado Henderson Pinto também ressaltou a importância do movimento. “A saúde preventiva precisa ser prioridade, e esse centro terá impacto direto na qualidade de vida da população do oeste do Pará”, destacou.
O vereador Alexandre Maduro reforçou o papel da união política e institucional para que o projeto fosse viabilizado. “Essa conquista mostra o quanto o trabalho conjunto pode transformar a realidade da nossa região. O Centro de Prevenção vai salvar vidas, garantindo acesso a exames e diagnósticos que podem fazer toda a diferença no tratamento do câncer”, afirmou.
Com a confirmação da emenda, a Soahamor inicia a fase de planejamento para a implantação do Centro de Prevenção, que deverá atender pacientes de Santarém e de outras cidades da região amazônica.
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com