Serasa lança Mapa do Score com a pontuação média de crédito dos brasileiros
Novo indicador analisa o termômetro que mensura a probabilidade de o consumidor honrar seus compromissos financeiros.
Score médio dos brasileiros no 1º semestre de 2025 está em 548 pontos.
No Norte, o score médio no 1º semestre de 2025 está em 509 pontos
Jovens de 18 a 25 anos apresentam média de 505 pontos e faixa etária acima de 65 anos apresenta a maior média, com 609.
Para chegar à média, Serasa avalia fatores como pagamentos, experiência de mercado, dívidas e outros.
O principal termômetro de crédito do país agora ganha um indicador semestral. Duas vezes ao ano, a Serasa apresentará ao país o Mapa do Score, com as médias da pontuação de crédito segmentadas por faixa etária, regiões e estados. O objetivo da Serasa ao lançar o Mapa do Score é oferecer uma visão mais detalhada e personalizada sobre o comportamento de crédito dos brasileiros.
O Score de crédito, com pontuação que varia de 0 a 1.000, é um indicador importante da saúde financeira dos consumidores. Segundo pesquisa da Serasa, 84% já consultaram a pontuação de crédito, sendo que 35% deles consultam o Score uma vez ao mês.
Utilizado pelas principais empresas do país para avaliar a probabilidade dos consumidores de honrar seus compromissos financeiros, a pontuação pode simplificar o acesso ao crédito para aqueles com o Score mais alto. “Esse indicador é de grande interesse para muitos brasileiros que, além de conhecer sua própria pontuação, buscam entender como ela se compara à média nacional e quais estratégias podem adotar para aumentá-la”, explica Wesley Brandão, especialista da Serasa.
Score no Pará
De acordo com os dados mais recentes, coletados no primeiro trimestre de 2025, a média nacional do Score está em 548 pontos. Esse valor se enquadra na faixa “bom”, que abrange pontuações entre 501 e 700. “Isso indica que, em média, o consumidor brasileiro apresenta um perfil considerado positivo, com boas chances de cumprir seus compromissos financeiros nos próximos seis meses”, explica Wesley.
No Norte, a média do score está em 509 pontos. No Pará entre a faixa etária de 18 a 25 anos, a média do score é de 454 pontos. Já entre as pessoas de 26 a 30 anos a média é 483 pontos, de 31 a 40 anos, 511, de 41 a 50 anos, 535, 51 a 65 anos, 561, e acima dos 65 anos, 584.
As faixas etárias revelam diferenças significativas no comportamento de crédito. A população com mais de 65 anos possui a maior média nacional, com 609 pontos, seguida pelo grupo de 51 a 65 anos, que registra 584 pontos. Em contrapartida, a média diminui gradualmente entre os mais jovens: consumidores de 18 a 25 anos apresentam a menor pontuação, com 505 pontos.
“O modelo da pontuação valoriza os hábitos de pagamento e o histórico de relacionamento com o crédito do consumidor”, reforça Wesley. “Dessa forma, os jovens ainda estão no início da jornada de crédito, aprendendo a lidar com o primeiro cartão ou o primeiro empréstimo. Por sua vez, o consumidor na faixa dos 50 anos já tem mais experiência e, em sua maioria, conta com mais contratos concluídos, débitos quitados e mais interação em geral com o crédito”.
Serasa Score na prática
A pontuação de crédito é baseada em diversos fatores que refletem o comportamento financeiro do consumidor. Cada um dos seis pilares principais conta com um peso específico na composição da pontuação. São eles:
- Hábitos de pagamento de contratos (como empréstimos, parcelamentos, crédito de crédito e contas de consumo oriundos do Cadastro Positivo): 29%
- Experiência de mercado (tempo de relacionamento com o mercado de crédito): 24%
- Dívidas em aberto: 21%
- Busca por crédito e consultas ao CPF: 12%
- Informações cadastrais: 8%
- Quantidade e tempo de contratos de crédito ativos: 6%
Como consultar o Serasa Score?
Consumidores podem acessar gratuitamente sua pontuação de crédito pelo site ou aplicativo da Serasa. Basta criar uma conta ou fazer login na plataforma para visualizar o Score e acompanhar seu histórico de alterações ao longo do tempo.
Para mais informações, acesse: https://www.serasa.com.br/score/mapa-do-score/
Sobre a Serasa
Com o propósito de revolucionar o acesso ao crédito no Brasil, a Serasa oferece um ecossistema completo voltado para a melhoria da saúde financeira da população por meio de produtos e serviços digitais. Mais informações em www.serasa.com.br e via redes sociais no @serasa.
Fonte: Três Comunicação/Com Foto e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 20/05/2025/14:00:39
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com