SMT realiza blitz educativa e de fiscalização na ‘Operação Férias Seguras’ em Santarém
Agentes da SMT durante abordagem a condutores — Foto: Reprodução / Redes sociais
Ação visa reforçar a segurança viária durante o mês de julho, onde o fluxo de veículos é maior.
A Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) realiza durante este mês de julho a “Operação Férias Seguras”. A primeira ação foi realizada na travessa Turiano Meira, bairro Diamantino, em Santarém, oeste do Pará, no último dia 8, e consistiu em uma blitz de orientação e de fiscalização com o objetivo de reforçar a segurança no trânsito neste período de férias escolares, quando há maior circulação de veículos e passageiros nas vias urbanas.
Durante a ação, foram realizadas 68 abordagens, resultando em 10 autuações, 10 bloqueios de CRLV-e (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico) e 6 remoções de veículos. Os números refletem o compromisso da gestão municipal com a promoção de um trânsito mais seguro e consciente.
De acordo com a SMT, a operação será intensificada ao longo do mês e incluirá abordagens para verificação do uso de dispositivos de segurança por motoristas e passageiros, como o cinto de segurança e assentos adequados para o transporte de crianças (bebê-conforto, cadeirinha e assento de elevação), além de fiscalização da documentação dos veículos e condutores, condições estruturais dos automóveis e combate a infrações como o uso do celular ao volante.
“O mês de julho é um período de grande movimento na cidade, especialmente com o aumento do turismo e das atividades familiares. A operação ‘Férias Segura’ tem o papel de proteger vidas, garantindo que motoristas estejam atentos às regras de trânsito e que os passageiros, sobretudo as crianças, estejam devidamente protegidos com os dispositivos adequados,” destacou o secretário de Trânsito, Marcelino Xavier.
A chefe do Núcleo de Operações Viárias da SMT, Camila Carvalho, reforçou a importância da responsabilidade compartilhada no trânsito.
“Nosso foco é trabalhar tanto a fiscalização quanto a orientação. Muitos pais ainda transportam crianças sem a cadeirinha ou com o dispositivo incorreto para a idade. Além disso, precisamos alertar sobre a gravidade de dirigir utilizando o celular. Essas ações ajudam a salvar vidas,” pontuou Camila.
Durante a blitz, os agentes de trânsito também verificaram condições básicas dos veículos, como iluminação, pneus e conservação geral, orientando os condutores sobre a importância da manutenção preventiva para evitar acidentes.
“Estamos nas ruas não só para multar, mas principalmente para conscientizar. Muitos condutores agradecem quando mostramos, por exemplo, a forma correta de instalar a cadeirinha. Essa abordagem humanizada tem sido bem recebida pela população,” relatou o agente de trânsito, Wictor Eduardo.
A SMT reforça que as ações continuarão em diferentes pontos da cidade durante todo o mês, com foco nas vias de maior circulação e nos horários de pico. A população pode colaborar adotando comportamentos seguros, respeitando a legislação e cuidando uns dos outros no trânsito.
Fonte: g1 Santarém e Região — PA e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 11/07/2025/16:27:47
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com