SUFRAMA participa do lançamento do programa Olhos da Floresta

image_pdfimage_print

Fotos: Junha Januária-A superintendente da SUFRAMA, Rebecca Garcia, participou, nessa terça-feira (31), no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam) em Presidente Figueiredo (AM), do lançamento do programa Olhos da Floresta, da Coca-Cola Brasil, uma iniciativa voltada ao fortalecimento da agricultura familiar no Amazonas.
Estiveram presentes na cerimônia o prefeito de Presidente Figueiredo, Neilson Cavalcante, o chefe geral da Embrapa Amazonia Ocidental, Celso Azevedo, o secretário de Estado da Produção Rural, Sidney Leite, o diretor presidente da Agropecuária Jayoro, Eduardo Camilo, o gerente da ONG Imaflora, Eduardo Trevisan, além de representantes da Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (Seplan-CTI), do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
De acordo com o diretor de Valor Compartilhado da Coca-Cola Brasil, Pedro Massa, o guaraná foi escolhido como âncora do projeto por ser a principal matéria-prima utilizada pela Coca-Cola. “Mas produziremos o guaraná com outras culturas como mandioca, milho, cupuaçu e açaí. Essas culturas vão ajudar as comunidades a se indexarem no campo, com dignidade, inclusão social e principalmente conservando o meio ambiente e respeitando a vocação do Estado”, explicou.
O projeto piloto será implantado em Presidente Figueiredo, inicialmente com 30 a 50 famílias, mas será levado também para outros municípios do Estado. “Vamos expandir principalmente ao leste do Amazonas, de Parintins a Apuí. A expectativa é chegar em 350 famílias ao final da implantação do programa, em 2020”, afirmou Massa.
Ele também explicou que o programa tem como foco a adoção de Sistemas Agroflorestais (SAFs), modelo de produção que combina culturas agrícolas e espécies florestais em um mesmo espaço, transformando áreas degradadas em férteis.

Guarana---Foto-6
Acompanhada no evento por técnicos da SUFRAMA atuantes nas áreas de análise e acompanhamento de projetos industriais e agropecuários, a superintendente Rebecca Garcia comentou, durante a solenidade de abertura, os números positivos da Coca-Cola, que é a maior exportadora do Polo Industrial de Manaus (PIM). “A SUFRAMA tem se preocupado muito com as exportações e definitivamente temos que parabenizar a Coca-Cola porque eles têm contribuído com a nossa balança comercial, que nos últimos três meses registrou aumento das exportações em 14%. Sabemos que a situação cambial do País favorece, mas também a indústria tem nos ajudado no aumento dessas exportações”, observou.
Rebecca também lembrou que, desde dezembro de 2015, a SUFRAMA tem trabalhado com o projeto Zona Franca Verde, instituído por meio de decreto do governo federal, que foca nos produtos com preponderância de matéria-prima regional. “A Coca-Cola tem dado demonstrações todos esses anos do que é possível ser feito com matéria-prima regional e aliar esse trabalho com a agricultura familiar só vem engrandecer o que queremos que é uma indústria voltada para nossa vocação regional”, disse.

Após a abertura do evento, a superintendente, acompanhada da equipe técnica da SUFRAMA, visitou a fazenda da Jayoro, fornecedora de extrato de guaraná e de todo o açúcar necessário para a produção dos concentrados de refrigerantes da fábrica da Coca-Cola em Manaus. A fazenda possui 60 mil hectares, sendo 5 mil hectares de área plantada, somando cana de açúcar e guaraná. No período de colheita, a empresa emprega cerca de 1.500 funcionários diretos e indiretos, sendo o maior empregador de Presidente Figueiredo e a maior empresa agroflorestal do Amazonas.

Por CGCOM SUFRAMA
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981151332 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)  (093) 35281839  E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: