Temporal atinge Santarém, causa prejuízos, mobiliza bombeiros e deixa família desabrigada
Telhado de morador foi arremessado pelos ventos fortes. Felizmente, não atingiu nenhuma vitima. — Foto: Redes Sociais/ Divulgação
Ocorrências foram registradas desde as primeiras horas desta sexta-feira (25); árvore caída bloqueou ruas e casas foram destelhadas no bairro Área Verde.
A forte chuva acompanhada de ventania que atingiu Santarém, no oeste do Pará, no início da manhã desta sexta-feira (25) causou estragos em diversos pontos da cidade e mobilizou equipes do 4º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) e da Defesa Civil Municipal. O temporal começou por volta das 5h30 e gerou ocorrências envolvendo queda de árvores em vias públicas e destelhamento de casas.
De acordo com o sargento Arlan Coelho, as ocorrências de quedas de árvores atendidas pelos Bombeiros foram registradas na Travessa Frei Vicente com a Avenida Tocantins e na Avenida Dois de Junho. “As árvores não eram de grande porte, mas o volume de galhos era suficiente para bloquear totalmente a via. A guarnição foi até o local, realizou os cortes e liberou o trânsito para o restante do dia”, informou o sargento.
O militar alertou ainda para o aumento de temporais neste período de transição entre o inverno amazônico e o verão. “É uma época propícia para vendavais, então é essencial que os moradores observem árvores grandes próximas às residências e façam a manutenção, para evitar acidentes e até perdas de vidas”, destacou.
Também houve registro de queda de árvore de médio porte na Rua Castanha, Residencial Palmares, no Mararu. A árvore atingiu a rede elétrica e o fornecimento de energia foi interrompido.
A Defesa Civil Municipal atendeu 7 ocorrências, a maioria relacionada a destelhamento de residências, uma delas na Rua Santarém entre as ruas Salinas e Tancredo Neves, bairro Jutaí.
Uma das situações mais graves provocadas pelo temporal ocorreu no bairro Área Verde, onde casas foram destelhadas pelos ventos fortes. A residência de Rafael Ribeiro foi uma das atingidas. Apesar dos prejuízo materiais, ninguém ficou ferido.
Rafael trabalha de mototáxi, está desempregado e conta agora com a ajuda da população para reconstruir o lar. Qualquer valor pode ser doado para: 93992411171 – Picpay
A Defesa Civil do município segue monitorando outras áreas de risco e deve prestar apoio às famílias atingidas nas próximas horas.
Fonte: Luiz Henrique Nunes, g1 Santarém e Região — P e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 25/07/2025/15:00:41
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com