Temporal histórico causa desastre em cidade na Argentina e deixa pelo menos 10 mortos
Foto reprodução| As chuvas, que atingiram 300 mm em 5 horas, são as mais intensas já registradas em março em Bahía Blanca, a 636 km de Buenos Aires.
Profissionais da saúde carregaram bebês recém-nascidos, ainda conectados a aparelhos, para áreas seguras.
O governo local classificou a situação como uma tragédia, com mais de mil desabrigados.
Um intenso temporal atingiu a cidade de Bahía Blanca, na província de Buenos Aires, na Argentina, na última quarta-feira, resultando em pelo menos dez mortes e deixando a cidade parcialmente submersa. As chuvas, que atingiram 300 milímetros em apenas cinco horas, segundo o serviço meteorológico argentino, são as mais intensas já registradas na região para o mês de março. O fenômeno transformou ruas em rios, interrompeu o transporte público e destruiu vias de acesso à cidade.
O governo local classificou a situação como uma “tragédia”, com mais de mil habitantes desabrigados. Hospitais e outros serviços essenciais também foram afetados, agravando a crise. O Hospital Interzonal Dr. José Penna, um dos principais da cidade, teve setores essenciais inundados, incluindo a neonatologia, obrigando enfermeiros a evacuar bebês recém-nascidos.
Em imagens divulgadas nas redes sociais, profissionais da saúde aparecem carregando bebês nos braços, ainda conectados a aparelhos médicos, para realocá-los em locais mais seguros. Ambulâncias também ficaram submersas na garagem do hospital, comprometendo os atendimentos de emergência. O prefeito de Bahía Blanca, Federico Susbielles, alertou a população para evitar circular pelas vias públicas, já que a cidade permanece parcialmente inundada. “A cidade ainda está submersa, por isso peço aos moradores que tomem muito cuidado”, afirmou.
Diante da emergência, o governador da província de Buenos Aires, Axel Kicillof, anunciou a ativação do Comitê Interministerial de Emergência para coordenar esforços com o governo nacional e os municípios afetados. “Estamos trabalhando na coordenação das equipes que estão fazendo todo o necessário para apoiar o povo de Bahía Blanca neste momento difícil”, disse Kicillof em nota.
O ministro da Defesa, Luis Petri, também mobilizou efetivos militares para auxiliar nos trabalhos de resgate e no apoio às vítimas. A previsão do tempo indica que mais chuvas devem atingir a região nas próximas horas, o que pode agravar ainda mais a situação. Bahía Blanca, localizada a 636 km da capital Buenos Aires, enfrenta um dos piores desastres naturais de sua história, com autoridades e equipes de emergência empenhadas em mitigar os danos e prestar assistência à população afetada.
Fonte: Giro Portal e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 09/03/2025 /14:09:53
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A
5/1partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com