Todo mundo mente? Entenda sobre o hábito de mentir

Seja em casa, na sala de aula ou no trabalho, não há como escapar das tradicionais piadas de 1° de abril, considerado o Dia da Mentira. Neste dia, as pequenas mentiras são perdoadas e encaradas como uma brincadeira inocente. Mas e no resto do ano, não há mentiras? Será que todo mundo mente? Como lidar com isso?

“Seguir regras sociais, atender a solicitações, aprender a esperar, ter um bom desempenho são comportamentos que podem ser exigidos em um momento em que a pessoa pode não estar disposta ou interessada. A mentira também acontece como forma de se obter algum ganho ou vantagem”, afirma a psicóloga da Universidade Federal do Pará (UFPA), Nerúcia Ferreira.

Segundo ela, a mentira é criada ora para benefício próprio, ora para evitar que a verdade machuque alguém querido. Por isso é difícil que alguém consiga passar a vida toda sem mentir. Existem “bons” motivos para mentir, como o desejo de poupar alguém de uma “verdade que dói”, como em situações de términos de relacionamentos amorosos, notícias sobre problemas financeiros, morte de familiares e amigos. Do outro lado há as mentiras “ruins”, que causam prejuízos a alguém ou a si mesmo.

“A depender de cada história de vida, da cultura etc. homens e mulheres podem ser muito parecidos ou muito diferentes na forma de mentir. Sendo assim, não podemos falar de um padrão”, afirma a psicóloga.

Mas e quando mentira deixa de ser uma opção e passa a ser uma necessidade? É o caso dos mentirosos patológicos, que mentem frequentemente como forma de aliviar um sofrimento ou sentimento de inferioridade. “Quando alguém tenta mentir para si mesmo gera uma situação que não se sustenta e isso pode gerar muito sofrimento”, diz Nerúcia.

Agora fica a questão: é possível desmarcar ar um mentiroso? “Talvez a melhor forma de identificar uma mentira é aprender a fazer a pergunta certa sobre determinado fato. Ou seja, aprender a ser um bom investigador. Boas perguntas levam a identificar os fatos do modo como se deram”, indica a psicóloga. Parece um método simples de praticar. Ou será uma pegadinha de 1°de abril?

(Com informações da UFPA)

Publicado por Folha do Progresso fone para contato Cel. TIM: 93-981151332 / (093) WhatsApp (93) 984046835 (Claro) Fixo: 9335281839 *e-mail para contato: folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br