TRE inicia recadastramento biométrico de mais de 18 mil eleitores em Juruti

image_pdfimage_print

Recadastramento biométrico no Cartório Eleitoral de Juruti — (Foto: Prefeitura de Juruti/Divulgação)

Prazo iniciou nesta quinta-feira (25) e o procedimento é obrigatório. Município conta com eleitorado total de 31.165.
O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TER) iniciou nesta quinta-feira (25) o recadastramento biométrico de eleitores que votam em Juruti, no oeste do Pará. O município conta com 31.165 eleitores, sendo que 18.191 desse total ainda não tem a biometria cadastrada.

Esses eleitores têm o prazo até 28 de junho para ir até o cartório eleitoral munidos da documentação necessária para fazer o recadastramento. Além de Juruti, outros sete municípios iniciaram o procedimento.

De acordo com a Coordenadora de Biometria de Juruti, Luana Daya, os atendimentos estão ocorrendo dentro do que foi programado pelo TRE. “Nós temos uma estrutura muito grande montada com apoio da prefeitura: tendas, sala de espera, e 14 guichês para atender esse eleitorado, uma demanda em média de 500 pessoas por dia. Nós atenderemos sem pausa para o almoço”, disse a coordenadora.

No estado, 80% do eleitorado no novo sistema biométrico, que corresponde a 4.441.484 eleitores, já foram cadastrados. A estimativa é que até o final de 2019 todo o Pará já esteja biometrizado.

cadras2Recadastramento biométrico no Cartório Eleitoral de Juruti — Foto: Prefeitura de Juruti/Divulgação

Onde fazer o recadastramento?

O eleitor que ainda não fez a biometria deve comparecer ao Cartório Eleitoral, localizado na Rua Joaquim Gomes do Amaral, 1005, das 8h às 17h, munidos de um documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira profissional ou carteira de motorista), e o comprovante de residência.

As senhas são entregues a partir das 8h e não têm limite de senhas, todos que chegarem ao Cartório vão receber, portanto, não é necessário que as pessoas saiam de madrugada de casa para reservar lugar nas filas.

cadras4Biometria é obrigatória — Foto: Ascom TRE-PE

Biometria

O sistema biométrico começou a ser usado nas eleições para dar mais segurança no momento da identificação do eleitor. Durante o recadastramento são coletadas a assinatura, foto e as impressões digitais dos 10 dedos do eleitor.

Na votação com procedimento de identificação biométrico, o eleitor passa a ter a identidade confirmada ao colocar sua digital no terminal da urna eletrônica, não sendo mais obrigatório assinar o Caderno de Votação.

Quem não comparecer dentro do período estipulado pelo cronograma para cada município/zona eleitoral, terá o título cancelado. O recadastramento é obrigatório para todos os eleitores, inclusive para aqueles que têm voto facultado: os analfabetos; os eleitores entre 16 e 18 anos e os eleitores com mais de 70 anos que possuem título de eleitor. Estes também serão cancelados caso não compareçam ao posto de atendimento.

Por:G1 Santarém — Pará

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: WWW.folhadoprogresso.com.br   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br e/ou e-mail: adeciopiran_12345@hotmail.com

%d blogueiros gostam disto: