Turistas elogiam culinária paraense e exaltam a população de Belém
Foto: Reprodução | Apesar do calor, os visitantes de outros estados e de outros países estão empolgados com a cidade, elogiando a culinária local e exaltando a receptividade da população belenense.
Por conta da COP 30, a capital paraense está recebendo turistas do mundo inteiro, que movimentam vários pontos, conhecendo a cultura de Belém, como o Mercado Ver-o-Peso. Apesar do calor, os visitantes de outros estados e de outros países estão empolgados com a cidade, elogiando a culinária local e exaltando a receptividade da população belenense.
A paulista Aline Prado é profissional de relações públicas e veio a Belém pela primeira vez para participar de eventos relacionados à COP 30. Ela estava visitando o Mercado Ver-o-Peso e a Estação das Docas e conta que gostou da cidade e do amor pela cultura paraense. “É uma surpresa muito positiva. Tenho gostado muito. É bastante quente, mas a natureza é bem linda. É possível sentir o orgulho da cidade pela cultura. Acho que o brasileiro tem que preservar mais isso.”
Sobre a culinária paraense, Aline relata que tomou o açaí com as farinhas da região e se surpreendeu com o sabor. “Provei o açaí natural, que nós ouvíamos dizer que era salgado, mas não é. Provei com farinha d’água e com a de tapioca. Eu adorei. Preferi sem açúcar.”
No caso da gerente de eventos Débora Hanna Storch, que veio de São Paulo para Belém pela primeira vez, a hospitalidade da população belenense foi o que mais chamou a sua atenção. Além disso, a comida e o tempero também foram outros destaques. “Comemos um peixe com arroz de jambu e castanhas, camarão, açaí. Só falta provar o sorvete da Cairu”, comenta Débora, que gostou muito da cidade.
Além de brasileiros de outros estados, Belém também recebe muitas pessoas de outros países, como Timothée Macé Dubois, francês que está em Belém por conta da COP 30. Ele conta que está muito animado de estar na Amazônia pela primeira vez. “É maravilhoso. Minha primeira vez na Amazônia e é incrível ter este grande evento sobre o clima bem na porta de entrada da Amazônia. Eu amei as pessoas e a comida.”A professora Sonia Couto, de São Paulo, já veio para Belém outras vezes, mas ressaltou a organização da cidade para a COP 30.
“Eu estou vendo uma cidade muito bem organizada, preparada mesmo para a COP. Está tudo muito bonito e envolvente, dá vontade de participar de tudo.”Belém recebe dezenas de delegaçõesO alto número de turistas é resultado da COP 30. Mais de 190 delegações estão confirmadas no evento climático. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Pará (ABIH-PA), a taxa média de ocupação hoteleira na cidade chegou a 95%.
Fonte: O liberal e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 14/11/2025/08:58:00
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com