Vereador questiona gestão municipal da Saúde – Falta tudo no Hospital

Vereador Juliano Simionato cobrou resposta do Governo Municípal (Foto:Reprodução)

Precário atendimento prestado pelo HMNP aos pacientes do SUS, falta de médicos e medicamentos no Hospital tiveram maior enfoque.

A secretária municipal de Saúde, Sra. ELIANE BORGES PEREIRA DA SILVA, participou da sessão ordinária da Câmara de Novo Progresso, dia 11,  no início do mês de maio de 2021, atendendo o requerimento feito pela mesa diretora da casa de leis.  Um dos motivos da convocação da secretária foram as constantes reclamações feitas pela comunidade sobre o atendimento do SUS prestado pelo Hospital e falta de medicamentos básicos.

Na oportunidade o vereador Juliano Simionato (DEM), cobrou a falta de gestão na área da saúde do município. “Quem está pagando a conta é o cidadão que sofre com a falta de atendimento médico eficiente e falta de medicamentos básicos”.

Leia mais:

*Saúde Pública de Novo Progresso está a deriva – Secretária de Saúde não comparece para dar explicações na Câmara de Vereadores

*Secretaria de Saúde comparece na Câmara para prestar esclarecimentos relacionadas a pasta da Saúde

A secretária foi bastante criticada por não ter comparecido em convite anterior , “foi uma falta de respeito como os vereadores o não comparecimento e ter protocolado a justificativa da sua ausência em cima da hora, sendo que poderia ter informado com antecedência ,reclamaram.

Todos os dias somos procurados pela população relatando o caos existente na saúde pública do município de Novo Progresso, disse Juliano Simionato.

Leia Também:Desumano- Gestante na hora do parto é abandonada em cadeira no Hospital Municipal de Novo progresso

Ainda na convocação o  vereador Samuel (PSDB), relatou o caos na saúde do município e informou que o dinheiro da saúde está vindo,  R$ 2.000,000,00 (dois milhões) no fundo a fundo da saúde e do SUS mais R$ 1.040.000,00 (Hum milhão e quarenta mil reais), nos primeiros três meses do ano e segundo o vereador esse recurso não pode ser investido em pagamento de salários do funcionários e sim investidos na melhoria da saúde pública como aquisição de medicamentos.

Junho de 2021

A situação de lá para cá nada mudou ao contrário agravou-se ainda mais. O recente caso onde uma jovem gestante de 17 anos ficou abandonada no banco do hospital, fez voltar à tona o descaso com os moradores de Novo Progresso e voltou ser questionada na Câmara Municipal nesta terça-feira (01).

Sobre os remédios da lista básica de competência da Farmácia Municipal, Eliane Borges disse que não mais iria faltar medicamentos “

Assista ao Vídeo;

https://youtu.be/_7C8nR2JYYM

Nesta terça-feira os vereadores usaram a Tribuna para comentar problemas na área da Saúde no município, como a falta de remédios na Farmácia Municipal, a demora para realização de exames e consultas com especialistas e o mau atendimento aos usuários que procuram atendimento pelo SUS no HMNP.

Os representantes da base do governo defenderam a política da administração municipal e ressaltaram os avanços implementados. O vereador Matheus Monteiro (MDB), líder do governo,  enfatizou que o município deveria ter um hospital regional.

O vereador Dirck (MDB), comentou sobre as deficiências da saúde e disse que agora é a hora do Prefeito Gelson Dill mostrar porque foi eleito.

O vereador Juliano Simionato (DEM), disse que as reclamações continuam que o debate não é para fazer oposição. “Queremos contribuir. A saúde é uma questão de direito, está na Constituição. Nós não queremos que o hospital feche, mas que o atendimento do SUS melhore. É só ir aos postos de saúde e ver a precariedade do atendimento. Em breve relatos o vereador disse que em visita ao hospital, conversou como medico Juraci e o mesmo repassou que falta gaze, soro, agulha para sutura e medicamentos básicos. Falta tudo no hospital!

Dra Rayane- Ainda tem um advogado da prefeitura que faz pouco caso com a situação caótica da saúde, o jurídico do prefeito disse que a saída da medica não fará falta para ele. A saída dela não afeta nada na minha vida, disse o advogado. Este advogado não precisa da saúde pública do hospital municipal , mas a grande maioria da população é carente e precisa da saúde pública, disse Juliano..

Responsabilidade

Embora o cargo da saúde esta no comando da Secretária Eliane Borges Pereira da Silva,  a responsabilidade da gestão é do Prefeito Gelson Dill (MDB) , que já foi vice-prefeito na gestão anterior , e não tem desculpas de não sabia. Gelson Dill tem se mantido em silencio, com os desmandos da gestão. A população cobra nas redes sociais a reação do Alcaide. Vejam comentários

gesss GESSSS

Por:Adecio Piran para o Jornal Folha do Progresso

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

https://www.folhadoprogresso.com.br/desumano-gestante-na-hora-do-parto-e-abandonada-em-cadeira-no-hospital-municipal-de-novo-progresso/