Vídeo de câmera corporal registra abordagem de PMs que terminou na morte de homem com esquizofrenia na frente da mãe no RS
Foto: Reprodução | A Polícia Civil concluiu na última segunda-feira (10) que os agentes agiram em legítima defesa, motivo pelo qual não houve indiciamento. Segundo a PM, os policiais tentaram diálogo, utilizaram arma de choque e, posteriormente, efetuaram quatro disparos com arma de fogo. O Samu foi acionado, mas o jovem morreu no local.
Imagens de câmera corporal divulgadas pela RBS TV mostram a ação policial que resultou na morte de Herick Cristian da Silva Vargas, de 29 anos, durante uma ocorrência em setembro, em Porto Alegre. O material, cedido pelo advogado da família, registra o momento em que policiais militares abordam o jovem, que tinha diagnóstico de esquizofrenia e estaria em surto. A Polícia Civil concluiu nesta segunda-feira (10) que os agentes agiram em legítima defesa, motivo pelo qual não houve indiciamento.
O relatório final do inquérito será encaminhado à Justiça, que decidirá sobre o envio ao Ministério Público. Caso o órgão concorde com a tese de legítima defesa, o processo deve ser arquivado. Em nota, a Polícia Civil afirmou que a conduta dos policiais seguiu protocolos de uso diferenciado e progressivo da força, entendimento que acompanhou o da Corregedoria da Brigada Militar.
Segundo a BM, os policiais tentaram diálogo, utilizaram arma de choque e, posteriormente, efetuaram quatro disparos com arma de fogo. As imagens mostram que, ao chegar à residência, os agentes encontraram Herick sentado ao lado da mãe. Após se levantar e avançar, ele foi atingido pela arma de choque, seguido dos disparos. O Samu foi acionado, mas o jovem morreu no local.
A corporação afirma que a própria mãe chamou a polícia, relatando que o filho estava agressivo após o uso de cocaína, em um episódio classificado como violência doméstica. Um laudo toxicológico apontou alta concentração da droga no organismo, o que, somado ao quadro de esquizofrenia, teria contribuído para o descontrole observado durante a abordagem. Os policiais, que estavam afastados desde o ocorrido, podem retornar às atividades após a conclusão do inquérito.
Veja vídeo:
Fonte: G1 e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 15/11/2025/09:53:49
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com